Na UFTM/CUA será realizado no mês de março o evento 'Araguaia Interativo- Educação e Saúde: um olhar através dos gêneros'

Evento Acadêmico

Agência Focaia
Redação
Júlia Viana
Marcos Antonio

Foto: Arquivo da UFMT/CUA.
O evento ICHS Interativo que é promovido anualmente na UFMT/CUA, para este ano reúne os
demais institutos do Campus Universitário, com o nome de Araguaia Interativo. 

Com o tema Educação e Saúde, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA), será realizado em março o primeiro evento acadêmico, “Araguaia Interativo”.  A proposta dos organizadores, no entanto, não é discutir conceitos e, sim, relações pessoais e interpessoais. Procurando trazer clareza da vivência de fatos sobre pessoas afetadas nas relações, marcadas por preconceito, discriminação e principalmente desrespeito. O evento tem como intenção principal mostrar que deve-se respeitar todas as formas de escolhas. 

Conforme programação, o Araguaia Interativo terá duas etapas. No dia 13 de março ocorrerá uma espécie de pré-evento, quando será promovido a II Corrida Maria da Penha – pelo fim da Violência contra a Mulher, realizado em parceria com a Rede de Frente, composta pela professora pública Tânia Regina de Matos e pela guarda municipal Sirlei Piasek. Objetivando, assim, realizar a divulgação do evento por meio de panfletagem pelas ruas da cidade de Barra do Garças, que será promovido pelos alunos do curso de Educação Física, coordenado pelo professor Victor Marani. 

A abertura do Araguaia Interativo ocorrerá no dia 13 na UFMT, na unidade universitária de Barra do Garças. Na programação do dia consta roda de conversa sobre Mulheres. O propósito, de acordo com os organizadores, é o de trocar e debater experiências e vivências da mulher perante a sociedade. 

Já no dia 14 e 15 de março, pela manhã, serão ministradas oficinas e minicursos. As atividades seguem também no período noturno. No dia 14 também será realizada a segunda Roda de Conversa, tendo como tema central “LGBTQ+” (lésbicas, gays, bisexuais, transesuais, queers), com presença de convidados, além de participação de integrantes do coletivo Cores. 

O encerramento do evento está marcado para o dia 15, com uma mesa, na sequência dos debates, com temática que diz respeito à possível relação com o aumento da violência contra a mulher e as pessoas LGBTQ+.  Nela deverá estar presente a representante da Delegacia da Mulher e a Rede de Frente, Andréa Guirra; Defensora Pública de Barra do Garças, Lindalva de Fátima Ramos, além de Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Douglas Mezacasa.


ICHS Interativo 

O Araguaia Interativo está na sua primeira edição, no entanto, nos anos anteriores os Instituto de Ciências Sociais realizou o ICHS Interativo, que agora deixa de existir, então, promovido por apenas um instituto (ICHS), e passa a agregar os dois restantes (ICET, ICBS), pertencentes ao Campus Universitário do Araguaia.  

Como afirma um dos coordenadores do evento, professor Luís Fernando Bitante, o novo formato surgiu devido a promoção da união e interação dos cursos do ICHS entre si e com os demais institutos do campus. 

Quando questionado sobre o evento concorrer com a Semana Científica, que ocorre anualmente na universidade mato-grossense no CUA, envolvendo todos os institutos, Bitante, avalia que  “o evento não tem caráter científico. Fazemos o uso de ciência e cientificidade para dialogarmos, mas ele tem proposta de diálogo entre vivências e experiências que saem do âmbito da ciência.” 

As formas de inscrição de alunos e demais pessoas serão divulgadas em breve.