Após incêndio que destruiu frota de ônibus de Aragarças (GO), estudantes da cidade ficam sem transporte universitário por duas semanas

Jornalismo


Agência Focaia
Reportagem
Jozean Benício

                     
                                         Foto: Jozean Benício
Veículos do transporte escolar incendiados na cidade de Aragarças (GO), no começo deste mês. No total 
foram 7 ônibus, 1 ambulância e um carro do IML completamente destruídos.

Em decorrência de incêndio, cerca de 300 estudantes ficaram sem transporte escolar na cidade goiana de Aragarças (GO). Dentre esses estudantes, estima-se que 30 são graduandos da UFMT de Pontal do Araguaia e de Barra do Garças (MT). Segundo a prefeitura da cidade o prejuízo chegou a R$ 2 milhões de reais. A administração convocou, naquele momento, reunião de urgência para definir alternativas para o problema, evitando que os alunos de faculdades e escolas públicas perdessem o ano letivo.

A falta do transporte estudantil ocorreu em decorrência da ação de cinco pessoas que atearam fogo nos veículos da prefeitura, no último dia 9, em protesto pela morte de Jeferson Alves Martins, morto pela Polícia Militar de Goiás. Posteriormente, eles confessaram a autoria do crime para o delegado da cidade, Ricardo Galvão.

Depois de quase um mês sem o transporte, a prefeitura da cidade conseguiu oito veículos que chegaram à cidade na sexta-feira (22), e retomando as atividades na última segunda-feira (25). A medida trouxe alívio para os estudantes que ficaram sem transporte para chegar às escolas e universidades da região, muitos deles com vínculos à Universidade e faculdades de Barra do Garças (MT). Segundo kédina Rodrigues, moradora do bairro Alto Horizonte, estudante de Geografia da UFMT, o retorno das atividades é importante para seguir suas atividades acadêmicas, porque o transporte coletivo convencional exige muitos gastos.

Anna Paula, residente do setor Bela Vista, estudante de Psicologia do Centro de Ensino Univar, acredita que o transporte de estudantes é um incentivo da prefeitura de Aragarças para que os jovens tenham vontade de crescer na vida. Segundo ela, um recurso indispensável para os estudantes que não tem a condução própria. Ela acrescenta, que durante o tempo sem a prestação do serviço, a forma usada para a viagem foi a carona ou táxi. “Fiquei bastante prejudicada, pois estou em época de estágio”, relata.

Na retomada do transporte, uma nova regra foi estabelecida pela prefeitura de Aragarças para que os estudantes da UFMT, das unidades de Barra do Garças e Pontual do Araguaia, Faculdade Cathedral e Univar possam usar o transporte. Por determinação da prefeitura os estudantes precisam fazer o cadastramento e adquirir a carteirinha que possam usar o sistema, disponibilizado pela prefeitura da cidade goiana, a regra começará a valer a partir do dia 11 de março.

Segundo Ester Santos, assessora do gabinete da prefeitura, a nova determinação é resultado da constatação da administração do transporte municipal avaliar que alunos de outros municípios fazem uso do serviço, muitas vezes sem o devido respeito com os demais usuários, causando tumulto no transporte. Já houve denúncia de pessoas que entraram nos ônibus e atiraram bombinhas pela janela do veículo, resultando em intervenção da  Polícia Militar no município de Aragarças.

Segundo a assessoria da prefeitura, o transporte coletivo, mantido com recursos do município de Aragarças, é um incentivo à formação escolar do ensino médio e universitário dos estudantes que residem no município ou na zona rural da cidade goiana.