Fórum das Licenciaturas da UFMT/CUA debate o diálogo entre a universidade e a educação básica

Evento

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira

                      Foto: Adailson Pereira
UFMT Araguaia, unidade de Barra do Garças, local onde é realizado o Fórum das Licenciaturas.

                
Na Universidade Federal de Mato Grosso, Unidade de Barra do Garças, teve início ontem (12), o II Fórum das Licenciaturas Araguaia, com encerramento na próxima quarta-feira (14). O tema abordado é a “formação dos professores: diálogos entre a universidade e a educação básica”.

Os cursos de licenciaturas presentes na UFMT/CUA são Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Letras e Educação Física.

Segundo a organização, o evento surge no intuito de discutir sobre os problemas e os caminhos futuros dos cursos de Licenciaturas do Araguaia, com assuntos relacionados à formação, atuação e ao desenvolvimento profissional de professores.

Os organizadores ressaltam que essas discussões devem agregar também a comunidade externa à universidade, abrindo espaço para que educadores, gestores e estudantes da graduação e do ensino médio da região possam contribuir para o debate.

De acordo com o coordenador da equipe da Secretaria Geral e Monitoria do Fórum, Victor Santos, há uma barreira entre a universidade e a educação básica, na medida em que os estudantes de licenciatura só conhecem a realidade escolar nos últimos semestres do curso, por meio de estágio ou de projetos desenvolvidos.

"Os profissionais formados em licenciatura na universidade, têm como principal área de trabalho a educação básica", relata.

O evento

Segundo a organização do Fórum, o evento abrange quatro eixos de discussão, “saberes e práticas docentes, inclusão escolar, políticas de currículo e políticas públicas e gestão na educação”.

A coordenadora geral do Fórum, Adriana Pinhorati, destaca na programação, os 145 resumos enviados para o evento, que serão apresentados em formato de roda de conversa, “são desenvolvidos pelos professores, estudantes de graduação e do ensino médio”.

Ela ainda cita que ao todo, o evento recebeu 650 inscrições. “Devido à grande procura, as inscrições foram encerradas e a abertura do evento foi transferida para o espaço de vivência, às 19h”.

Já Santos, avalia a importância da conferência de abertura, que debaterá as pesquisas na educação, composta pelos professores Wanderleya Costa (ICET), Odorico Ferreira (ICHS), Warley Souza (ICBS) e mediado pelo docente Hugo Costa (ICHS).

Para mais informações sobre a programação, acesse o site do fórum.