Projeto TEIA promove minicurso com tema “Moda e identidade”


Evento Acadêmico 
Agência Focaia
Redação
Barbara Argôlo

     Foto: Charles Naseh
Desfile do estilista brasileiro Roberto Fraga sobre o rompimento da barragem de Marina - MG
Na próxima terça-feira (4), o projeto TEIA: rede colaborativa de compartilhamento de saberes na universidade, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus universitário do Araguaia, oferecerá o minicurso "Moda e estilo como expressões de identidade social e cultural". São oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico.
A proposta da atividade é discutir como a moda e o estilo, enquanto fenômenos da cultura nas sociedades modernas, contribuem para a configuração e a expressão de identidades sociais e culturais.
O minicurso será ministrado pelo acadêmico do curso de Jornalismo da UFMT/CUA, Gabriel Green Fusari. Ele destaca a importância de se entender a moda nas sociedades contemporâneas: “A moda é cíclica, ela muitas vezes mostra a estrutura política e econômica de um país, a personalidade de um indivíduo e a cultura que ele se encontra. Pela moda, é possível se fazer um protesto, uma reinterpretação ou uma performance artística, por exemplo”.
Gabriel ressalta ainda que a moda não está presente apenas na vida de pessoas ricas e famosas, mas também no dia a dia da população em geral. “Hoje em dia, as tendências caem no colo das pessoas muito rapidamente. Quando não havia influenciadores digitais, quem estipulava desejos eram as novelas, que por sua vez tinham pessoas informadas sobre o que era estilo.”, explica.
Segundo ele, as pessoas seguem tendências sem perceber, quando compram algo numa loja, quando mandam fazer em alguma costureira ou quando compartilham de gostos que estão na moda atualmente, influenciados pela mídia: “A moda é um míssil e as pessoas são seu alvo, e elas sempre são atingidas.”
O minicurso acontecerá das 14h às 17h com local a divulgar e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico sendo oferecidas 30 vagas no total.

*Com assessoria de comunicação do Projeto TEIA.