Produzido pelo Núcleo de Produção Digital da UFMT/CUA, documentário “Xavante” é premiado na cidade de São Paulo, SP

Premiação

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira



      Foto: NPD
 Professor Gilson Costa e alunos do curso de Jornalismo durante a gravação do documentário Xavante


O documentário “Xavante, Memória, Cultura e Resistência” produzido pelo Núcleo de Produção Digital (NPD), da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA) foi premiado, na noite da última quarta-feira (13), durante a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental realizada em São Paulo, SP.

O evento que ocorreu entre os dias 31 de maio e 13 de junho na capital paulista, teve mais de 100 filmes de 45 países em cartaz. A mostra é realizada pela ONG Ecofalante, Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e Programa de Apoio à Cultura (ProAC).

O documentário Xavante foi escolhido como melhor filme, pelo júri oficial e público presente no evento, na categoria Curta Ecofalante-instituição de ensino. O mesmo documentário já foi premiado em 2017 durante a 15ª edição da Cineamazônia Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental, como melhor documentário, trilha sonora e montagem.

Segundo o professor do curso de Jornalismo da UFMT/CUA e diretor do documentário, Gilson Costa, o valor da premiação, R$ 3 mil reais, será revertido para a compra de materiais e equipamentos de audiovisual, que serão doados para a aldeia Xavante Namunkará, em Barra do Garças, MT, local onde foi filmada a película.

O documentário foi produzido em 2016, com recursos da Secretaria Estadual de Cultura, em conjunto com indígenas da etnia Xavante, professores e alunos da UFMT/CUA.



Fonte: NPD