Valdon Varjão faz parte de pesquisa de estudante da UFMT Araguaia, sobre personalidades históricas de Barra do Garças

Trabalho acadêmico

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira

                                                                                      Foto: Arquivo Pessoal
Um dos ícones culturais da cidade de Barra do Garças (MT), o senador Valdon Varjão, foi lembrado pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA). O estudante egresso do curso de Letras da instituição, Glaycom Borges de Souza Leal (foto ao lado) dedicou em sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com temática, envolvendo o personagem barra-garcense, relacionando sua história política com a literatura.

Borges terminou a licenciatura em Letras no começo desse ano e relata que seu TCC foi dividido em partes, “entre elas faço uma introspecção histórica, onde falo sobre a bibliografia de Valdon Varjão, a história dele quando chegou a Barra do Garças, sua vida particular, obras escritas, vidas políticas, ações que desempenhou na cidade, além de trazer a importância histórica para nossa região”.

Ele relata que iniciou o trabalho com uma pesquisa bibliográfica, reunindo não só obras do senador Valdon Varjão, mas também de outros escritores regionais, como a historiadora Zélia Diniz e dos professores da UFMT/CUA, Marly Magalhães e Hidelberto de Sousa, os quais têm obras que falam de nossa região. “É importante conhecer nosso passado e nossas raízes, esse foi um dos objetivos pelo qual desenvolvi o TCC”, analisa Leal.

Segundo o estudante, o destaque para a personalidade histórica de Valdon Varjão foi à relação de o político ser o primeiro senador negro do Brasil, além de sua história como escritor. “Não apenas como questão da educação, por que ele foi um dos desenvolvedores da academia de letras de Barra do Garças”, relata.

Glaycom Borges lembra que entre as maiores dificuldades enfrentadas está o esforço de reunir alguns materiais para desenvolver o TCC, “só que foi uma dificuldade prazerosa, a professora Marly tem um acervo muito grande que fala de Valdon Varjão, além de suas ações”. 

Como descreve, citando afirmação da orientadora, Marly Augusta Lopes de Magalhães, na região não existe uma pesquisa relacionada à questão histórica, fazendo a junção da literatura, Valdon Varjão e a história da cidade.

Além da pesquisa sobre a vida e importância histórica do ex-senador, o TCC de Leal é resultado de uma investigação sobre o processo de colonização da região do médio Araguaia, com referência à Barra do Garças, seguida da fundação da cidade, passando pelo misticismo e as contribuições de Valdon Varjão para o município. 

Segundo Leal foi necessária uma retomada histórica ao período colonial para evidenciar a participação de Varjão também na literatura regional e, sua colaboração para o crescimento histórico, social e literário de Barra do Garças.

Valdon Varjão                                                                        Foto: Senado Federal

Senador Valdon Varjão nasceu no dia 15 de dezembro de 1923 na cidade de Cariús (CE). Ocupou os cargos de vereador em Barra do Garças e Senador de  Mato Grosso, na década de 70, pelo partido da Aliança Renovação Nacional (Arena), dirigido com mãos de ferro pelo governo militar (1964-1985). 

Ele também exerceu a função de deputado estadual, deputado federal e prefeito. O escritor morreu em 2008, aos 84 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Teve inúmeras profissões, tais como garimpeiro, comerciante, pecuarista, jornalista e tabelião. Ocupou a cadeira 16 da Academia Mato-Grossense de Letras. Ao todo escreveu 28 livros, retratando a história de Barra do Garças e do Vale do Araguaia.

Varjão ganhou notoriedade pela elaboração do polêmico projeto Discoporto no Parque Estadual da Serra Azul (PESA). A ideia acabou lhe rendendo uma participação no programa Jô Soares Onze e Meia no SBT, clique aqui para assistir.