Cineclube promove debate sobre homossexualidade, após exibição de filme e aproxima estudantes do ensino médio à universidade


Cinema

Agência Focaia
Redação
Suzana Ataíde
    
Foto: Patrícia kolling                                                            
















Cineclube Roncador realizou no último sábado (21) às 8h, no Cinema I da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA), na unidade de Barra do Garças, sessão de cinema em parceria com a escola estadual, Professora Maria Lourdes Hora   Moraes, do Bairro Vila Maria. 

Participaram do evento 20 alunos do ensino médio da escola estadual. Como convidados para debater o longa-metragem, o  professor da UFMT, Mauricio Guedes, a 
professora da rede pública de ensino, Yandra Firmo, e a aluna do curso de direito da UFMT Bruna Barbosa.

Na mostra o filme mundialmente premiado Hoje eu quero voltar sozinho, dirigido e roteirizado por Daniel Ribeiro, vencedor do Prêmio Público como melhor filme no 41º Festival Sesc, entre os Melhores Filmes em 2014, ano de seu lançamento. Trabalhando questões como adolescência, homossexualidade e deficiência visual.

“Durante o debate foram discutidas, entre outros assuntos, a questão da descoberta da homossexualidade na adolescência, o modo como os alunos enxergam isso e como a escola trabalha essa questão. O público recebeu bem a temática do filme e as questões propostas, apontando seus questionamentos e pontos de vista a respeito do assunto.” Explica Barbara Alves, aluna do curso de jornalismo da UFMT e bolsista do projeto acadêmico, Cineclube Roncador.                                                                         
É a primeira vez neste ano que o Cineclube faz parceria com uma escola.  A coordenadora do projeto e também professora do curso de jornalismo da UFMT, Patrícia Kolling, explica que a escolha do filme foi da equipe do Cineclube. “a gente achou que era um filme adequado para o público estudantil que participou da sessão” Esclarece.

A professora destaca a importância dessa parceria a qual “permite que o estudante da escola do ensino médio venha à universidade, conheça o projeto, conheça a universidade, e que nós universidade estejamos também compartilhando o nosso conhecimento com a comunidade, com o estudante do ensino médio, com o estudante da nossa sociedade, isso é um projeto de extensão, quando a universidade se aproxima da comunidade.” Conclui.

A exibição foi gratuita e aberta à comunidade, com direito à pipoca, além de certificação de 20h para os estudantes de graduação, somente para aqueles que participarem de no mínimo 4 sessões do Cineclube. As horas complementares são necessárias para a formação universitária.