Produzido por alunos da UFMT Araguaia, documentário premiado é exibido na 4ª Jornada de Ciência e Tecnologia do IFMT

Evento

Agência Focaia
Redação
Giulia Sacchetti


Acontece nesta semana, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Barra do Garças, a 4ª Jornada de Ciência e Tecnologia, com o tema “Povos do Araguaia e suas conexões”. O evento conta com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. Como parte das atividades está a exibição do documentário “Raízes de Fé”, produzido por alunos do curso de Jornalismo da UFMT Araguaia e vencedor na categoria filme de não ficção no Intercom Centro-Oeste 2017, realizado em Cuiabá.

Segundo um dos organizadores do evento, Angelo Florentino Fernandes, o objetivo da jornada é “integrar a temática com o intuito de compreender o espaço e o tempo dos eventos socioambientais e seus reflexos na atualidade”. Conforme Fernandes, o evento também procura conectar ensino, pesquisa e extensão através da apresentação de trabalhos dos estudantes do campus do IFMT e de outras instituições acadêmicas.

Participante do grupo idealizador do documentário, Matheus Pacheco (foto abaixo, primeiro da esquerda) revela que o filme surgiu nas atividades da disciplina de Jornalismo da UFMT, Produção de Documentário, ministrada pelo professor Gilson Costa, no ano passado. 

Pacheco explica que o documentário teve como objetivo dar voz às pessoas que trabalham com ervas medicinais na região do Araguaia, observando os aspectos religiosos envolvidos. “Em geral elas são pouco retratadas nos meios de comunicação, acreditamos ser relevante mostrar a tradição que ainda permanece na localidade”. 

Segundo o acadêmico, o documentário foi feito com a intenção de retratar, porém distanciando estes personagens populares de estigmas sociais.

Em relação à exibição do filme no Instituto Federal, Pacheco acredita que o local seja um bom ambiente para tratar do assunto abordado na película. “Mesmo que o tema em questão não diga respeito exatamente aos hábitos e interesses corriqueiros dos estudantes, penso que poderão ver na tela pessoas que encontram nas ruas com frequência, mas que não tem tanto espaço na sociedade” aponta. Ele acredita que, a partir de sua exibição, o filme possa despertar um maior interesse dos jovens pelo tema retratado.

O documentário será exibido no Instituto Federal nesta quinta-feira (31) nas salas 12 e 13, a partir das 14h. Após a exibição haverá um debate com os idealizadores do filme.
                    
As inscrições para a Jornada de Ciência e Tecnologia são gratuitas e podem ser realizadas através do site do evento.

O documentário

O filme “Raízes de Fé” apresenta uma narrativa sobre a prática da medicina popular, o uso e a manipulação das plantas medicinais, mostrando a revalorização de um saber ancestral passado de geração para geração.

O Cerrado é o principal bioma de Barra Garças, município localizado no estado de Mato Grosso, sendo nessa vegetação que alguns moradores e indígenas encontram alternativas para a prática da medicina popular. Com esta abundante matéria prima, selecionam ervas e plantas, para a produção de chás e garrafadas, com o intuito de contribuir para a saúde e a qualidade de vida das pessoas que os procuram.

Os personagens que dão vida a este documentário pertencem a um grupo de mestres populares que dominam os segredos de diversas plantas encontradas na vegetação local. São atores fundamentais que oferecem alternativas para a saúde de um conjunto significativo de pessoas de classes populares, que muitas vezes não têm acesso aos serviços oferecidos pelo poder público. Suas histórias apresentam uma riqueza de detalhes que garante um recorte poético e informativo que ganha projeção ao longo da narrativa do documentário.

Premiação                                                                                                                             

O documentário concorreu ao Prêmio Expocom 2017, modalidade que faz parte do Intercom Centro-Oeste, maior congresso de jornalismo da região. O filme venceu na categoria filme de não ficção/documentário/docudrama, tendo sido considerado, no âmbito universitário, o melhor documentário do centro-oeste. A vitória classificou o documentário para concorrer na etapa nacional, que acontece no mês de setembro, na cidade de Curitiba (PR).