"Fios que entrelaçam saberes" realiza eventos com atividades pedagógicas em comemoração aos 30 anos do curso de Matemática da UFMT/CUA
Projeto de Extensão
Agência Focaia
Redação
Giulia Sacchetti
Alunos e professores comemoram os trinta anos do curso
de Matemática na UFMT/CUA, Unidade I
Vinculado à Universidade Federal de Mato
Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), o projeto de extensão
“Fios que entrelaçam saberes: Licenciatura em Matemática, trinta anos de
história”, realiza várias atividades em comemoração ao aniversário do curso de
Matemática. A coordenação dos trabalhos acadêmicos do grupo é feita pelos
professores Admur Severino Pamplona, Márcia Dias de Alencar Lima e Wanderleya
Nara Gonçalves Costa.
Os trinta estudantes que estão vinculados aos grupos Programa de Educação
Tutorial Matemática (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) e às disciplinas de estágio são parceiros na organização e no
desenvolvimento das atividades.
Algumas
atividades tiveram início em fevereiro e seguem até novembro, com realização de
oficinas de produção de cordel, mesas redondas e palestras.
Para
este mês, como explica a professora, doutora e coordenadora do curso de
Matemática, Wanderleya Nara Gonçalves Costa, os estudantes da UFMT Araguaia
poderão visitar:
Exposição
“Tempo e movimento”: exposição de cartazes e de objetos diversos que trazem
informações sobre a história dos calendários e dos relógios, além de
documentos, materiais didáticos e outros que foram utilizados no Curso de
Matemática ao longo de seu funcionamento. A visitação pode ser agendada junto
ao grupo PET Matemática Araguaia.
Costa
destaca para as atividades de julho também a produção de vídeo documentário que
se referem a estudos teóricos e práticos que contam com o auxílio de estudantes
do Curso de Jornalismo. É aberto à comunidade acadêmica e ocorre às
terças-feiras das 14h às 17h na Sala do PET, Unidade I, na cidade de Pontal do
Araguaia
Ganha destaque no período de eventos, para este mês, a preparação de oficinas de ensino de matemática por meio da String Art. Na década de 1960, a String Art foi popularizada como um ofício decorativo, mas ela foi criada por Mary Everest Boole (Inglaterra, 1832-1916) para incentivar a exploração e a aprendizagem da matemática de maneira lúdica, por meio da "curva da costura".
Conforme Costa, O PIBID do curso de Matemática, com participação de estudantes bolsistas, vem resgatando a técnica como possibilidade pedagógica para ensino de vários conceitos. Em agosto está na programação, em conjunto com o PET Matemática, as oficinas para estudantes da Educação Básica.
Atualmente, participam da comissão organizadora do projeto, doze
graduandos. Na organização dos eventos são, ao todo, trinta estudantes - entre
bolsistas e voluntários do PET e PIBID e estagiários. O projeto, explica a
professora coordenadora Wanderleya Nara Gonçalves Costa, abrange desde calouros
até estudantes que concluirão o curso neste semestre.