UFMT Araguaia recebe calouros ingressantes do semestre letivo 2017/1

Calouros

Agencia Focaia
Redação
Giulia Sacchetti


A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, recebeu na última segunda-feira (15) calouros ingressantes no semestre letivo 2017/1. As atividades ocorreram durante toda a semana, com palestras, debates, etc. No primeiro dia, como já é tradicional, a recepção dos calouros de cada curso, foi realizada pelos seus veteranos de curso, que acabam promovendo uma maior interação entre os acadêmicos. No Campus Araguaia existem atualmente 16 cursos de graduação divididos em duas unidades, uma na cidade de Pontal do Araguaia e a segunda em Barra do Garças.

     Fotos: Rodrigo Teodoro
Calouros do curso de jornalismo participam de trote durante recepção feita por seus veteranos.

Durante evento de recepção aos calouros, ocorrido na quarta-feira (17), a reitora da UFMT, Myrian Serra saudou os novos alunos do Campus Araguaia. “Vocês calouros merecem e deverão encontrar na universidade nosso respeito e competência para formá-los bons profissionais e cidadãos”. Serra ainda disse que cabe aos alunos que chegam à universidade se interessar pela qualidade de sua formação, devem  ter interesse pelos projetos universitários que podem agregar à sua formação. “Peço que vocês não fiquem acomodados em sala de aula, participem da vida universitária, pesquisem, façam parte de projetos de extensão, escutem a sociedade, pois ela é nossa principal mantenedora”.

Na mesma ocasião o Pró-reitor do Campus Araguaia, Paulo Jorge da Silva fez questão de enfatizar as diversas possibilidades da universidade. “Esperamos que vocês aproveitem todos os universos disponíveis dentro do ambiente universitário, temos aqui o universo político, cultural, religioso, do esporte entre outros, olhem com cuidado para um deles e absorvam aquilo que possa contribuir para seu crescimento profissional e pessoal”, disse.

Novos caminhos

A Agência Focaia entrevistou duas calouras ingressantes e descobrimos quais suas motivações e um pouco de suas histórias.

Milena Pires Silva (foto), de 17 anos, é moradora da cidade de Aragarças, em Goiás, cidade vizinha à Barra do Garças e Pontal do Araguaia, onde se localiza as unidades II do Campus Araguaia da UFMT. Ela conta que ingressar no curso de Enfermagem foi sua maior realização, “é um curso que sempre quis fazer e agora tenho esta oportunidade, não teria condições de pagar uma faculdade particular”. Sua percepção em relação aos veteranos de seu curso foi positiva, pois considera que foi bem recebida, “os veteranos foram muito atenciosos e estão apoiando os calouros nas atividades da semana de recepção e nos esclarecem algumas dúvidas sobre a universidade”, diz.


Já para Emily Tinan Dornelles (foto ao lado), de 18 anos, a ideia inicial era cursar Arquitetura e Urbanismo, mas como gosta muito de escrever, ler e falar, optou por Jornalismo em segunda opção. Depois de conhecer o conceito da universidade e realizar a prova do Enem na UFMT Araguaia, Emily diz acreditar ter feito a escolha certa, “este curso se encaixa naquilo que procuro, acredito que terei a oportunidade de aprimorar minha escrita e ler novos autores”. Para ela, que é de Barra do Garças, não haverá preocupações com aluguéis ou outras causas financeiras, já que mora com os pais.