Trabalho acadêmico
Agência
Focaia
Redação
Adailson
Pereira
Foto: Vasco Aguiar
O
Semestre letivo 2016 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está sendo encerrado pelos professores nestas semanas. O atraso ocorre em razão do período de greves, cujo calendário vem sendo regularizado a cada semestre. Neste período, muitos estudantes em fase de conclusão dos respectivos cursos de graduação, precisam apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em geral, no ensino superior, é um critério para o aluno obter o diploma. Etapa, que, na maioria das vezes, literalmente, tira o sono de muitos universitários.
O acadêmico deve expor um tema para o trabalho que
tenha afinidade e relevância para a comunidade científica e a sociedade. É necessário apresentar uma quantidade de leituras que seja suficiente para sustentar suas ideias apresentadas para os avaliadores, em forma de argumentos teóricos. O trabalho escrito, relatório ou produto tem que ser entregue no prazo determinado pelo orientador, sob pena de
ser reprovado. A avaliação consiste por uma banca examinadora, formada pelo orientador e dois professores convidados, responsáveis pela avaliação do trabalho final, o que define a competência para ser titulado. O graduando apresenta uma monografia, com pesquisa sobre um tema específico, ou, como ocorre em alguns cursos, um projeto experimental, quando se empreende um produto.
Para o professor
do curso de Jornalismo da UFMT/CUA que ministra aulas da disciplina Trabalho Final de Graduação, Deyvisson Pereira da Costa, o TCC é uma das etapas mais importante na formação
do estudante. Costa ressalta que é uma experiência que o estudante passa e que
se for construindo aos poucos ao longo do ano, chegará com excelente resultado no final.
Para Costa, não há trabalho mais fácil ou difícil, “eu digo aos meus alunos, não faça algo procurando o mais fácil, você pode se frustrar”, analisa o professor. O produto aparenta ser mais fácil, mas demanda investigação teórica no relatório. “Um número reduzido de páginas não quer dizer que não teve dedicação por parte do aluno”, acrescenta.
Para Costa, não há trabalho mais fácil ou difícil, “eu digo aos meus alunos, não faça algo procurando o mais fácil, você pode se frustrar”, analisa o professor. O produto aparenta ser mais fácil, mas demanda investigação teórica no relatório. “Um número reduzido de páginas não quer dizer que não teve dedicação por parte do aluno”, acrescenta.
TCC Jornalismo
No dia 10 de março, às 9h, no laboratório de TV da UFMT/CUA, as acadêmicas Ana Carolina Custódio e Andrezza Dias de Oliveira apresentaram seu produto. As estudantes realizaram um projeto experimental, com produção de uma mídia. No título do trabalho: "Revista entrelinhas: uma proposta de leitura para leitores", orientado pelo professor, Gesner Duarte Pádua. Para Custódio, o TCC é o momento de colocar em prática o que aprendeu durante o curso. A escolha do produto, segundo ela, se deu por motivo de afinidade e por gostar de diagramação tanto quanto produção de matérias. "Foi uma maneira de unir meus dois interesses”, analisa.
A estudante destaca ainda que, a escolha de fazer o trabalho final em dupla foi pelo motivo da parceria constante com Andrezza, no decorrer do curso, em atividades acadêmicas. Custódio, acrescenta que o TCC é cansativo, resume naquilo que o estudante aprendeu durante os quatro anos de graduação. Pior mesmo, segundo ela, é quando deixa para fazer o trabalho na última hora, exigindo noites sem dormir para ganhar tempo. O que não parece ser motivo raro neste período, como demonstra os acadêmicos na reta final de formação universitária.