PARABÉNS À FOLHA DE S. PAULO, PELOS 95 ANOS

Por Antonio S. Silva

O Jornal Folha de S. Paulo tem papel importante na política brasileira, com publicações que contam a história do Brasil, construindo memória e formando conhecimento e opinião. Jornalismo de altíssima qualidade, com projeto que chega à milhares de leitores. Se começou como jornal sindical, ligado aos agricultores paulistas, se tornou ao longo do tempo, com a Família Frias, do setor bancário, um grande empreendimento de comunicação - além de outros negócios.


Folha de S.Paulo  promoveu uma série de debates em comemoração ao seu 95º aniversário. Intitulado "Encontro Folha de Jornalismo", o eventorealizado no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), encerrado na próxima sexta-feira (19/2).


Como é difícil defender a imparcialidade e objetividade do Jornalismo, seja em que mídia for, entender os procedimentos políticos da Folha é ter visão da vida cotidiana do Brasil e, em muitos momentos, o posicionamento de uma forte elite econômica nacional. A rigor, seria simplicidade intelectual crer que um jornal publique absolutamente tudo. Assim, haverá sempre uma boa seleção dos fatos para conhecimento do público, cuja finalidade fica a cargo dos empreendedores, jornalistas, fontes e leitores.

Parabéns ao Jornalismo brasileiro, que não fica nada a dever aos grandes centros econômicos globais, sobre os quais sempre mantém-nos informados, para saber qual o nosso lugar no mundo - com evidências capitalistas. Verdade que nem tudo passa pelo jornal ou jornalismo, sobretudo o cotidiano de uma sociedade dinâmica e latino-americana.

Reconhecimento à Família Frias, aos Jornalistas da Folha de S. Paulo. 95 anos! Não é pouco tempo. São várias gerações e arquivos do Brasil.

***
Antonio S. Silva, Jornalista e professor UFMT/CUA.