Araguaia Viva: Remando pela preservação - II Expedição Araguaia

por Daniel Pinheiro

Edgar Costa, Brasileide Costa, Regiane Bosai e Valdir Pereira, o quatro integrantes do grupo Araguaia Viva que excursam o Araguaia a mais de 10 anos com o intuito de praticar Caiaque, um esporte aquático muito popular nos rios Mato-grossenses. Edgar Costa “líder” do grupo conhece o Rio Araguaia a mais de 50 anos, e discute com as pessoas da expedição a importância do Rio Araguaia. “A gente começou a criar um vínculo com rio e com as pessoas, o rio é maravilhoso e as pessoas não tem consciência do valor que ele tem, não conhecem a fragilidade dele”.

Edgar começou a praticar o esporte à 35 anos, em conjunto com alguns amigos. Durante esse período fizeram a promessa de descer o Rio Araguaia em equipe, a primeira excursão foi em 2001 e se estendeu do munícipio de Torixoréu ao município de Aruanã, foram 5 dias de viagem e de acordo com Edgar foi a realização de um sonho. “Quando eu vi o rio pela primeira vez eu me encantei, é um rio maravilhoso”.

O projeto Araguaia Viva que começou com a iniciativa de dois amigos, foi se estendendo ao longo dos anos. Com a divulgação da excursão ouve uma mobilização para a participação de outras pessoas na descida do Araguaia, Luciano Ferreira da Silva e seu filho João Vitor,12 anos, é um exemplo.

Leia a íntegra no blog Botoblog.