UFMT Araguaia realiza 1º Seminário sobre jornalismo regional em Barra do Garças


Foto e texto por Henrique Dias

O seminário com o tema ‘O papel da imprensa no contexto local/regional' foi realizado na noite de quinta-feira, 24, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT em Barra do Garças. Para realização do evento, foram convidadas profissionais atuantes no contexto regional nas quatro esferas dos meios de comunicação: televisão, rádio, jornalismo impresso e web

O mediador do seminário foi o professor Jorge Arlan, que também coordena o curso de Jornalismo do campus Araguaia. Entre os quatro palestrantes estava a diretora da TV Centro-Oeste, do canal SBT, Marli Parizotto. Ela classifica os atuais trabalhadores da mídia na região como heróis por questões como a falta da formação profissional e o coronelismo político que se aplica na cidade. Quando indagada sobre a abusiva quantidade de publicidade em sua emissora, Marli diz ser impossível separar comercial de jornalismo. Quanto à predileção por sensacionalismo, ela afirmou que os telespectadores locais gostam de "ver sangue", e mesmo tentando mudar o estilo jornalístico da emissora tempos atrás, optou por voltar ao sensacional. Segundo ela, a decisão não se baseou em uma pesquisa mais aprofundada sobre a real preferência televisiva do público regional, mas sim em sua própria intuição.

Na parte do jornalismo impresso, estavam presentes o diretor do jornal A Gazeta do Vale, Paulo Batista de Melo, e o diretor do jornal/site A Semana, Ronan de Sá, que debateram o custo do papel em tempos de internet e como o jornalismo impresso poderia se reinventar. Para completar a mesa, o repórter e apresentador de programas jornalísticos na rádio Difusora e TV Cidade, Edson Ramos, comentou sobre as dificuldades de se fazer jornalismo em uma região tão conturbada politicamente.