Novo número da Revista Ciberlegenda já está disponível

O novo número da Revista Ciberlegenda já está no ar: www.proppi.uff.br/ciberlegenda/

As mídias vivem os constantes desafios da regionalização de sua comunicação, muitas vezes inviabilizada pelo caráter comercial de grandes empresas ou políticas que não a priorizam. Tais embates evidenciam a urgência no debate e na proposição de projetos consistentes que permitam uma maior integração entre as diversas regiões do país, propondo novos fluxos, contra hegemônicos, que permitam não apenas a expressão regional, viabilizando e incentivando a produção local, mas permitindo sua difusão nos grandes centros urbanos. Nesse sentido, o regional assume uma variedade de eixos possíveis de análise, em si ou em oposição a um espaço central, seja na periferia de uma grande cidade, no interior de uma região, país,  ou em domínio continental. Tais cruzamentos em que se evidenciam relações desiguais, muitas vezes potencializadas ou mesmo criadas pelas mediações, favorecem o surgimento de modelos discursivos sobre esses espaços.

Esta edição da revista Ciberlegenda espelha a variedade de enfoques caros a esse debate, sobrepondo aspectos distintos sobre o tema. Os oito artigos que compõem a edição “A Regionalização e democratização das comunicações: desafios da comunicação regional frente os grandes centros midiáticos”, buscam oferecer enfoques variados que permitem um reposicionamento do seu leitor diante dos desafios das relações entre os distintos espaços discursivos e interpretativos da comunicação. Seja através dos espaços físicos, como os estudos de produções audiovisuais nos países latino-americanos, ou pela representação do Brasil feita nas páginas da imprensa britânica, conferindo ao país uma identidade particular. Coincidentemente, observa-se na edição um especial interesse por parte dos autores para a temática televisiva, seja através da análise de canais privados regionais ou públicos, do jornalismo esportivo, ou de programas que buscam dialogar com a pluralidade do cinema documental de diversos pontos do país. A discussão epistemológica que contempla a compreensão da relação entre comunicação regional e desenvolvimento tratada em um dos artigos sugere uma ligação entre os demais trabalhos.

A Ciberlegenda lança a partir desse número, como estratégia de iniciar o processo de internacionalização da revista, a publicação também da versão em inglês de um dos artigos selecionados.