No contexto tecnológico atual, o Google Glass –
computador integrado com um HMD (head-mounted display), ou simplesmente os
óculos digitais da Google – é um dos produtos / serviços nos quais mais se
presta atenção, como foi discutido no último post aqui no blog do
GITS: as pesquisas têm oscilado entre aplausos e vaias, e uma grande variedade de
questões tem sido levantada a respeito de seu uso.
Tendo
testemunhado a revolução digital dos últimos quinze anos, é impossível não nos
indagarmos a respeito dos impactos que uma tecnologia como estas vai causar em
nossas vidas (impacto “documentado” pela ficção televisiva em Black Mirror, aclamada série da BBC londrina).
Pesquisadores
mundo afora tentam, também, dar conta de um fenômeno em claro processo de
desenvolvimento – entre eles, Nicole Bonilla, da Cornell University, fez um
apanhado bem interessante de artigos e livros que oferecem um rumo no
entendimento de que impactos individuais / sociais em nossas interações poderão
ser sentidos, uma vez que o serviço venha a público.
Vale a
pena conferir: http://blogs.cornell.edu/newmedia13njb67/.
Via Gits