O valor do sexo sem cobranças

Carro parado e uma garota de programa conversando
Ilustração: Lumi Mae

Regina Navarro

Comentando a pergunta da semana

Quase 20 mil pessoas responderam à enquete da semana, e 86% delas acreditam que os homens gostam de transar com garotas de programa. E estas…o que dizem?
“Faço porque gosto.”, declara Lola Benvenutti, que se formou no curso de letras, mas optou por fazer carreira como garota de programa. Lendo a matéria a seu respeito, lembrei-me de algumas garotas de programa que entrevistei, quando escrevia A cama na varanda, e que declararam que exercem essa atividade por prazer.

Uma delas, universitária de 23 anos, afirma ter feito essa opção porque gosta de conhecer pessoas e também para manter sua vida sexual em dia. Diz que não se sente usada, que escolhe sempre os clientes, na maioria homens casados. Até pode ser. Mas seria ingenuidade acreditar que esses sentimentos predominam entre elas; é fácil supor que muitas não se relacionam de maneira tão positiva com a profissão.

De qualquer forma, com a liberação dos anos 60, supunha-se que a prostituição estivesse com os dias contados. O homem não mais teria interesse em fazer sexo com uma desconhecida quando poderia ter prazer com a namorada que ele ama ou com a esposa, agora, uma mulher que valoriza a satisfação sexual. Na falta de uma relação estável, uma colega de trabalho, uma amiga ou alguém que conhecesse numa festa poderia lhe dar um prazer mais completo sem que precisasse pagar. Mas nada disso aconteceu.

A prostituição, ao contrário do que se esperava, aumentou e se sofisticou bastante. A Internet diariamente testemunha a variedade de serviços oferecidos. A imagem da prostituta sofrida, mal cuidada e infeliz foi substituída pela garota de programa, jovem, bonita, bem vestida.

Mas por que os homens gostam de transar com garotas de programa? Atualmente as mulheres exigem cada vez mais seu direito ao prazer sexual. O homem se sente avaliado, julgado no seu desempenho e na sua competência nessa área. Vai para o ato sexual temendo não corresponder ao que a mulher espera e assim decepcioná-la. Qualquer falha pode abalar a certeza de sua autoestima, além de se sentir cobrado no seu comportamento antes, durante e depois do sexo.

Com a garota de programa, o homem se sente livre para fazer o que deseja no sexo, do jeito e da forma que quiser e quando tiver vontade. O pagamento em dinheiro o livra de qualquer outro tipo de dívida. Não precisa se preocupar com o que a mulher deseja, se está agradando ou correspondendo às suas expectativas. Não há nenhuma cobrança. Se ela tem ou não orgasmo não é problema dele.
Não precisa fingir que está apaixonado ou que vai procurá-la novamente, nem precisa pensar numa desculpa quando ela lhe telefonar. Isso nunca vai acontecer. Mesmo sendo um prazer individual, as regras não deixam dúvidas e ninguém está sendo enganado.