#Twitter7: Reflexões sobre o papel do Twitter na mídia


TwitterFaz sete anos que Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, publicou a primeira mensagem no microblog. O aniversário do Twitter foi no dia 21 de março. Contrariando alguns analistas, o Twitter se transformou em uma das principais plataformas de notícias do mundo - mas seu sucesso não veio sem alguns percalços.
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— Jack Dorsey (@jack) March 21, 2006
Atualmente, o Twitter tem 200 millhões de usuários ativos, que enviam 400 millhões de mensagens todos os dias, segundo a National Public Radio e o Washington Post. A alcance do Twitter é global - e diversos países latino-americanos estão entre os mais ativos. Com 41 milhões de contas, o Brasil é o segundo país com mais usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com 142 millhões de usuários, segundo o Semiocast.
Líderes políticos da regiãos também estão entre os usuários mais influentes. O recém-falecido presidente da Venezuela Hugo Chávez era o segundo mandatário mais popular do Twitter, atrás do colega americano, Barack Obama, segundo o Digital Policy Council. Os presidentes de Brasil, Colômbia e Argentina também estão entre os usuários mais poderosos, de acordo com relatório da Americas Society/Council of the Americas Online.
O papel do Twitter como platarforma política e de notícias se fez notar durante a Primavera Árabe, quando protestantes usavam a rede social para se organizarem. Andy Carvin, da NPR, foi aclamado pelo uso do Twitter para informar, usando as mensagens de locais como a PraçaTahrir, no Egito, para questionar, verificar e divulgar notícias ao vivo. 
No México, os cidadãos usam o Twitter para atuar como “correspondentes informais” da violência que assola o país, preenchendo uma vazio deixado pela mídia tradicional, acuada pelos traficantes, segundo a Microsoft Research.
Apesar disso, há quem desconfie do sucesso. A força do Twitter se tornou sua fraqueza durante o Furacão Sandy e o tiroteiro em uma escola em Newtown, nos EUA, quando informações falsas se espalharam pelo microblog - que teve sua credibilidade questionada.
As atitudes da empresa para levantar recursos também provocaram debate entre críticos, para os quais os novos termos de serviço do Twitter ameaçam sua objetividade enquanto fonte de notícias. 
No ano passado, o Twitter censurou a mensagem de um jornalista sobre a NBC, emissora com a qual a empresa fez uma parceria para a cobertura das Olimpíadas. O CEO do Twitter CEO, Dick Costolo, disse à NPR que a decisão havia sido um erro
O PandoDaily destacou que o Twitter, “apesar de tudo”, ainda é indispensável para os journalistas e os viciados em notícias.
Veja um vídeo do Twitter sobre sua história: