Refugiados posam com seus bens mais importantes

O que você levaria se tivesse que fugir de seu país e escapar para outro lugar? Para muitos sírios e sudaneses, mais de 1 milhão de pessoas, essa é uma triste realidade devido aos constantes conflitos em seus países. O fotojornalista Brian Sokol, junto com a Agência da ONU para Refugiadosresolveu retratar esses imigrantes “forçados” na série “The Most Important Thing” (algo como ‘O Objeto mais Importante’). O fotógrafo perguntou aos refugiados sírios e sudaneses qual foi a coisa mais importante que trouxeram consigo de seu país, muitas vezes a única coisa que puderam trazer.
A maioria dos sudaneses que emigraram deixaram seu país para encontrar abrigo no Sudão do Sul, um caminho feito a pé em que muitos levavam containers com água e objetos que pudessem ajudá-los ao longo da jornada, feita a pé. Já os sírios que fugiam do conflito precisavam esconder as intenções de deixar seu país, fazendo parecer que estavam apenas em um passeio típico de domingo em família enquanto ultrapassavam a fronteira. Logo, a maioria trouxe objetos pequenos, que poderiam ser facilmente escondidos nos bolsos, e apenas isso.

As fotografia de Sokol dão cara às estatísticas e mostram as histórias de luta diária dos refugiados para sobreviver e a esperança, incerta, de uma vida melhor em outro país. Através do site da ONU, dá para realizar doações aos refugiados.

Tamara, uma jovem síria, acredita que seus diplomas são seu objeto mais valioso para conseguir uma nova vida na Turquia.

Magboola conseguiu levar uma panela, pequena para facilitar a viagem e grande o suficiente para alimentar suas três filhas.


Para Ayman, o sírio da foto acima, o que trouxe de mais valor foi sua esposa.

Mais fotos no site da revista Samuel