Hora de virar a página virtual


por Alfredo Costa

Que o Corínthians ia ganhar a Libertadores e o Campeonato Mundial de 2012 foi moleza a Mãe Dináh acertar. Eu queria ver é ela adivinhar que o Prêmio Expocom Centro-Oeste e Nacional de melhor Agência Júnior de Jornalismo deste ano iria para um curso de Jornalismo criado há apenas três anos, numa cidade do interior de Mato Grosso, funcionando precariamente num campus em construção, com quadro de professores insuficiente, falta de equipamentos e tantos outros problemas comuns aos cursos instalados dentro do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Ao relacionar teoria e prática na divulgação de produção experimental universitária, o blog FocAia constituiu base operacional para as atividades da disciplina Web jornalismo e da Agência Júnior de Jornalismo. A intenção é formar um novo tipo de profissional, que uma o conhecimento de informática e web com as habilidades de um jornalista, e que assim possa estar preparado para a mídia de um futuro cada vez mais presente.

Com investimento bem menor que o exigido para montar um laboratório de Rádio e TV (o que não significa que esse equipamento não seja também necessário), a internet permitiu, mesmo com todas as dificuldades do pioneirismo do curso, que os estudantes do interior mostrassem o seu potencial, ao cobrir diversos eventos e divulgar em tempo real também via twitter e redes sociais, que “turbinam” o blog, para toda a web. Até o final deste ano, tinham sido publicadas cerca de 3.500 postagens e o blog contava com 189 seguidores inscritos. Desde a sua criação, o FocAia recebeu mais de 300 mil acessos. A página do Twitter apresentava mais de 4.700 postagens e 778 seguidores.

Agora é hora de começar a traçar estratégias para enfrentar os novos desafios em 2013, quando se forma a primeira turma de focas do araguaia do campus de Barra do Garças da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Como disse o poeta Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego':
(...) O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.
É hora de virar mais uma página virtual do FocAia. Feliz 2013!