Moradores da Gleba Suiá Missú superestimaram população


Xavante



Os moradores da Gleba Suiá Missú afirmam que cerca de 7 mil famílias vivem na região que deve ser desocupada voluntariamente até o próximo dia 06, mas de acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, a população residente na área da terra indígena Marãiwatsédé é de apenas 2.427 pessoas, entre índios e não-índios.

Para a Procuradoria da República em Mato Grosso, os moradores superestimaram o número da população local para tentar suspender a desintrusão. “A informação oficial do IBGE é de fundamental importância para contrapor os dados que estavam sendo divulgados”, afirma a procuradora da república Marcia Brandão Zollinger.

Outros dados confirmam a afirmação da procuradora. Foram notificadas na região 455 pessoas em 242 empreendimentos (casas, comércios, fazendas) entre os dias 7 e 17 deste mês. Mais da metade destas notificações (253) foi feita no distrito de Posto da Mata, localidade que concentra o maior número de pessoas na TI, 236 pessoas segundo o Censo. Durante as notificações outros 43 empreendimentos encontravam-se abandonados ou sem moradores. Íntegra.


Mais:

Censo 2010 indica população de 2.427 pessoas em Marãiwatsédé, incluindo índios e não índios

Dados do censo 2010 ( selecione a terra indígena Marãiwatsédé.)

Neste blog:

Esclarecimentos da Funai sobre o processo de desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso