Nos últimos quatro anos, o
Oriella PR Network, representada na América Latina pela VIANEWS Comunicação
Integrada, vem realizando uma pesquisa com jornalistas de todo o mundo
para determinar o impacto da Internet e da banda larga no jornalismo. Na
edição de 2011 foram ouvidos, em março, quase 500 jornalistas em 15
países (84 no Brasil) e as principais conclusões foram que:
1) Pela primeira vez, a audiência
online no mundo é considerada maior que a imprensa e a
radiodifusão. No Brasil, em 2010,
41,7% das respostas diziam que os formatos tradicionais
impresso e o bradcast geravam
maior audiência. Este ano, o índice caiu para 34,52% empatando com o formato online, agora
também com 34,52%.
2) A queda nas receitas de
publicidade deve diminuir. Este ano, apenas 20% dos jornalistas que responderam a pesquisa disseram
esperar uma queda nas receitas. Em 2010, 62% acreditavam nisso e em 2009 esse índice foi de 66%.
No Brasil o quadro é diferente, com 34,52% afirmando esse ano que não houve mudanças na receita
com publicidade, 27,38% disseram que houve aumento de até 10% na receita e 25% dos
entrevistados disseram ter tido aumento da receita com publicidade em patamar acima de 10%.
3) As mídias sociais estão
permeando as redações. Cada vez mais os jornalistas estão utilizando os canais digitais, como blogs e
Twitter para apurar sua matérias. Enquanto os canais tradicionais de relações públicas, tais como
palestras e comunicados de imprensa continuam sendo altamente utilizados. (Veja os dados doBrasil).