Pesquisa mostra que jornalistas estão utilizando canais digitais como fontes




Nos últimos quatro anos, o Oriella PR Network, representada na América Latina pela VIANEWS Comunicação  Integrada, vem realizando uma pesquisa com jornalistas de todo o mundo para determinar o impacto da Internet e da banda larga no jornalismo. Na edição de 2011 foram ouvidos, em março, quase 500 jornalistas em 15 países (84 no Brasil) e as principais conclusões foram que:

1) Pela primeira vez, a audiência online no mundo é considerada maior que a imprensa e a 
radiodifusão. No Brasil, em 2010, 41,7% das respostas diziam que os formatos tradicionais 
impresso e o bradcast geravam maior audiência. Este ano, o índice caiu para 34,52% empatando com o formato online, agora também com 34,52%.

2) A queda nas receitas de publicidade deve diminuir. Este ano, apenas 20% dos jornalistas que responderam a pesquisa disseram esperar  uma queda nas receitas. Em 2010, 62% acreditavam nisso e em 2009 esse índice foi de 66%. No Brasil o quadro é diferente, com 34,52% afirmando esse ano que não houve mudanças na receita com publicidade, 27,38% disseram que houve aumento de até 10% na receita e 25% dos entrevistados disseram ter tido aumento da receita com publicidade em patamar acima de 10%.

3) As mídias sociais estão permeando as redações. Cada vez mais os jornalistas estão utilizando os canais digitais, como blogs e Twitter para apurar sua matérias. Enquanto os canais tradicionais de relações públicas, tais como palestras e comunicados de imprensa continuam sendo altamente utilizados. (Veja os dados doBrasil).