Simpósio de Jornalismo e Direito oferece dez oficinas



Começa hoje o I Simpósio de Jornalismo e Direito da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Araguaia. As inscrições ainda podem ser feitas, a partir das 17h, junto ao credenciamento. A taxa é de R$ 60 para estudantes e R$ 120 para professores e profissionais.

Os inscritos no evento terão a oportunidade de escolher uma, entre as 10 oficinas ou minicursos oferecidos, para participar. Confira abaixo as oficinas oferecidas, ministrantes, número de vagas e resumo do conteúdo:


1: A comunicação, a educação, a escola e as contribuições de Gramsci
Ministrante: Prof. Dr. Odorico Ferreira Cardoso Neto (UFMT)
Dia:  30- 05 – 12                  Horário: 8 às 12 h
Vagas: 30
 Resumo
A oficina é uma reflexão sobre a comunicação, a educação, a escola e as contribuições de Gramsci compreendidas a partir dos pressupostos teóricos de seu pensamento, tendo em vista que o conhecimento construído por meio da educação é uma forma de emancipação humana e estratégia para a constituição de uma nova ordem, social, econômica e política.


2: Gênero, mídia e direito
Ministrante: Prof. Dr. Luis Antonio Bitante Fernandes (UFMT)
Dia: 30- 05 – 12                  Horário: 8 às 12 h
Vagas: 30
Resumo
O presente minicurso visa trabalhar a relação entre Gênero, Mídia e Direito, com base nas seguintes ações: a - definição da categoria Gênero e suas implicações na análise da realidade social; b – as representações de Gênero na Mídia escrita por meio da análise de revistas; c – os rebatimentos do Direito nas práticas sociais em relação as representações sociais de Gênero.


3: Liberdade de expressão na internet
Ministrante: Prof. Ms. Wesley Thereza Barbosa (Unemat)
Dia 30- 05 – 12                  Horário: 14 às 18 h
Vagas: 30
 Resumo
A internet caracterizou-se na sua vanguarda por ser um meio livre de comunicação, afinal não há como censurar o que se escreve em blogs, sites ou redes sociais. Redes estas cada vez mais pessoais e críticas, que levantam uma série de questionamentos sobre o que é permitido ou não postar, além das consequências jurídicas desses atos. Esta oficina tentará elucidar algumas dessas questões a fim de preparar os acadêmicos de Comunicação Social e Direito para situações diárias encontradas na internet.


4: Propaganda eleitoral
Ministrante: Prof. Ms. Adam Luis Claudino de Brito (UFMT)
Dia: 31- 05 – 12                  Horário: 08 às 12 h
Vagas: 50
Resumo
Minicurso que abordará o tema propaganda eleitoral analisando-se a legislação vigente e discutindo-se criticamente os efeitos jurídicos da noma.


5: Planejamento em Comunicação e Saúde: interfaces e ação social
Ministrante: Prof. MS. Deyvisson Costa (UFMT)
Dia : 31-05-12                  Horário: 14 às 18h
Vagas: 10
Resumo
O nascimento da Medicina Social. Trajetória histórica e tendências atuais no campo da Comunicação e Saúde. Modelos de ação e intervenção na Comunicação e Saúde.  Planejamento e seus passos: problemas de Comunicação e Saúde; objetivos; participantes e seus contextos; rede de produção de sentidos; conteúdos; linguagem; recursos; estratégias; avaliação e responsabilidades institucionais.

6:  Produção de Texto: redação em tempo real
Ministrante: Jornalista Jonas da Silva (Sindjor-MT)
Dia: 31-05-12   Horário : 14 às 18h
Vagas: 20
Resumo
1.Conceitos geral de jornalismo noticioso; 2. Reelaboração de textos a partir de um assunto escolhido do dia; 3. A pauta perdida das nossas redações e o conteúdo decisivo do jornalismo; 4. Prática de uma redação e atores em ação; 5. Redação em tempo real
Equipamento: trazer máquina fotográfica

7:   Biodireito e o Judiciário brasileiro
Professora MS. Larrisa Mascaro  (UFMT)
Dia 31-05 – 12 – Horário: 14 às 18h
Vagas: 50
Resumo
Mini-Curso onde irá se discutir as temáticas de biodireito e sua repercussão no Judiciário Brasileiro, numa perspectiva crítica e humanista.


8: Ecocidadania
Professora: Clair Kemer de Melo (UniRondon-Cuiabá)
Dia 01-06-12    Horário: 08 às 12h
Vagas: 50
Resumo
Minicurso que abordará as relações entre consumo e meio-ambiente, dentro da ordem jurídica e econômica vigentes, em uma discussão crítica sobre cidadania, desenvolvimento e preservação ambiental.


9: Como traduzir as decisões judiciais para uma linguagem simples.
Ministrante: Jornalista e bacharel em Direito Ademar Adams ( TRT – Cuiabá)
Dia 01-06-12     Horário: 08 às 12h
Vagas: 20 vagas.
Resumo
A partir de exemplo de sentenças e acórdãos, os acadêmicos produzirão textos, tanto para assessoria de imprensa de órgãos do judiciário, quanto para jornais ou sites.
Depois serão apresentados os trabalhos e se farão observações sobre o resultado.

 
10: Fontes não-oficiais: aguçando a sensibilidade
Ministrante: Prof. Ms. Gibran Lachowski (Unemat)
Dia 01-08-12    Horário : 08 às 12h – 14 às 18h
Vagas: 20 vagas - (c/h: 8 horas)
Resumo
A primeira etapa da oficina ocorre pela manhã, das 8h às 12h (em local no centro da cidade), com exposição de noções jornalísticas sobre o que são fontes não-oficiais e como se dá o processo de escuta quanto a esta abordagem noticiosa. Ainda pela manhã uma pauta geral é entregue aos integrantes da oficina, discutida e em seguida os mesmos saem a campo para proceder as entrevistas. À tarde, das 14h às 18h (em laboratório com computadores, na UFMT), ocorre a socialização oral dos dados coletados, efetua-se a produção dos textos em laboratório com computadores e posta-se o material numa plataforma midiática conexa ao evento, podendo ser o blog Focaia.

Equipamentos necessários para os inscritos:
Bloco de anotações, caneta, gravador (ou celular que tenha tal função), máquina fotográfica (ou celular com tal função) e fone de ouvido (para transcrever trechos das entrevistas).