Organizadora do Festival Guará fala sobre o evento




por Kárita Carvalho

Neste domingo, 28, terminou a mostra do Guará - Festival de Cinema Amambiental, realizado em Barra do Garças no Campus Araguaia II da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Na oportunidade a organizadora do festival, CarolineAraújo, falou da experiência em trazer o evento para a cidade. Segundo Caroline, o festival foi o primeiro passo para consolidar e ampliar o alcance do cinema na comunidade acadêmica de Barra do Garças. “Nós sentimos a participação da população, por mais que o campus seja distante do centro da cidade, eles vieram”, disse.


Ela registrou que, apesar de a cidade não possuir um cinema, atividades como essas podem firmar os laços da Universidade e do curso de Comunicação com a comunidade e nutrir novos frutos. A organizadora do Guará ainda ressaltou os valores da região, “A região tem muita história, muita beleza e as pessoas gostam de se verem na tela”, afirmou a organizadora.


Na noite de encerramento do evento, houve apresentação do longa-metragem, “Kalunga”, documentário dirigido por Luiz Elias, Pedro Nabuco e Sylvestre Campe. Após a apresentação, aconteceu a votação dos filmes, em caráter popular.

Encerrando o festival, foram anunciados os vencedores da mostra. O prêmio de Melhor Curta-Metragem foi para “O Gigante do Papelão”, de Barbara Tavares. O Melhor Média-Metragem ficou com o documentário “Uma Aldeia Chamada Apiwtxa", dirigido por Txirotsi Ashaninka. Já o Melhor Longa-Metragem foi o documentário “Tamboro”, do diretor Sergio Bernardes.

Foto: Kárita Carvalho.