Festival Guará debate caminhos do audiovisual em Mato Grosso



por Michelly Matos
Neste domingo, 28, o Guará – Festival de Cinema Ambiental oferece a primeira mesa de debate com o tema: “Novos Rumos para o Audiovisual em MT”.
A mesa conta com a participação de Caroline Araújo, organizadora do festival e mediadora do debate, Aliana Camargo, pesquisadora e mestranda de Estudosde Cultura Contemporânea da UFMT, e de Evandro Birello, realizador e membro da Associação Matogrossense de Audiovisual (Amav).
A temática traz discussão sobre os novos rumos do cinema em Mato Grosso, como financiamentos, produções e novas plataformas. Em entrevista ao Ecos do Araguaia *, a organizadora Caroline Araújo afirma que o debate irá focar como está a produção audiovisual e cinematográfica em Mato Grosso nos últimos vinte anos, quais os mecanismos de financiamentos que estão disponíveis e possíveis recursos para “alavancar” uma produção na região.
Segundo o professor Joubert Lobato, a intenção é que haja um debate com os alunos do curso de Jornalismo e os profissionais que produzem audiovisual em Barra do Garças. "Queremos identificar junto com as pessoas que produzem e trabalham com o audiovisual quais são os rumos, para onde vai essa produção, quais as demandas e as necessidades desses produtores”, explica Lobato.
A mestranda Aliana Camargo, que defende uma pesquisa sobre Documentário na Internet, revela que um dos assuntos a serem discutidos neste domingo é justamente a "escrita audiovisual". "Os rumos e o futuro do audiovisual vai cada vez mais estar nessa plataforma que é a internet e estamos caminhando para a apropriação dessa escrita audiovisual" diz Aliana.
A mesa de debate acontece a partir das 9h e a programação do último dia do Festival Guará segue durante o dia todo.
* Jornal nas versões mural e “de mão” produzido por alunos e professores do curso de Jornalismo da UFMT Barra do Garças, para cobertura do Festival Guará.