Reportagem multimídia e webjornalismo audiovisual são temas de defesas hoje na UFSC

As dissertações “A construção da reportagem multimídia no Diário Catarinense: percepções de quem vive a nova rotina”, de Alexandre Lenzi, e “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ e TJ UFRJ (2001-2010)”, de Juliana Teixeira, serão defendidas no POSJOR no dia 26 de agosto, com a presença na banca avaliadora de professores convidados das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Bahia (UFBa).

O primeiro trabalho, do mestrando Alexandre Lenzi, será apresentado às 10 horas, na sala de videoconferência, bloco B do CCE, e transmitido pela internet. O trabalho busca levantar um debate prático sobre a adaptação das redações dos jornais impressos ao novo cenário multimídia, conciliando levantamento bibliográfico com entrevistas com profissionais do Diário Catarinense, veículo do Grupo RBS com sede em Florianópolis e o jornal diário de maior circulação em Santa Catarina. Sob a orientação do prof. Mauro César Silveira, o trabalho terá como avaliadores a prof.ª Beatriz Becker (UFRJ) e o prof. Rogério Christofoletti (POSJOR).

A dissertação “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ e TJ UFRJ (2001-2010)” será defendida por Juliana Teixeira, às 14 horas, também na sala de videoconferência do CCE. A pesquisa consiste no estudo dos modos de uso e apropriação do webjornalismo audiovisual por três universidades do Rio de Janeiro, através da análise das características, potencialidades e limitações dos casos da TV UVA, da TV UERJ e do TJ UFRJ. A banca será composta pelo orientador Elias Machado e pelos professores Marcos Palácios (UFBa) e Cárlida Emerim (POSJOR).