Jornalista vencedor do Pulitzer é imigrante ilegal nos EUA

Nascido nas Filipinas, José Antonio Vargas vive na América desde os 12 anos

Após vencer o Pulitzer, um dos prêmios mais reconhecidos entre jornalistas e escritores, José Antonio Vargas revelou ser um imigrante ilegal nos Estados Unidos. O assunto ganhou destaque esta semana, quando o jornalista publicou um artigo no The New York Times e concedeu duas entrevistas à Rede ABC. Natural das Filipinas, Vargas reside no pais desde os 12 anos e engrossa as estatísticas de imigrantes ilegais, que já atingem 11 milhões de pessoas nos EUA. Ao revelar sua história particular, o jornalista se torna um das primeiras personalidades públicas a admitir que é imigrante ilegal, mesmo correndo o risco de ser deportado pelo governo Obama.

Vargas relatou o momento que atravessou a fronteira, quando sua mãe o levou para o aeroporto nas Filipinas e o apresentou a um homem que iria acompanhá-lo dizendo que era seu tio. Somente seis anos depois Vargas descobriu que o suposto tio era, na verdade, um coiote que recebeu 4.500 dólares para obter um passaporte irregular para ele.

Em seu currículo profissional, constam a publicação no Washington Post de diversas matérias sobre a epidemia de AIDS e a participação na equipe que cobriu o tiroteio na Universidade Virginia Tech que matou 32 estudantes. Esta última cobertura já tinha rendido ao currículo do jornalista uma premiação no Pulitzer. Ele também já entrevistou altos funcionários da Casa Branca, além de ter feito um perfil de Mark Zuckerberg para a revista New Yorker. Vargas também já trabalhou como editor de Internet e Tecnologia no The Huffington Post.

Com informações do El País.

Fonte: Jornal Sul 21