UFMT celebra 30 anos na região com homenagens e inaugurações





Ocorreu na quarta-feira, 25, no Campus Universitário do Araguaia no salão Multiuso, a sessão solene em comemoração aos 30 anos da UFMT na região. Com tom de confraternização e muitas emoções o evento reuniu as autoridades da instituição, políticos, discentes e pioneiros no surgimento do Campus.

Após a apresentação cultural da Orquestra de Violeiros do Araguaia, deu-se início a cerimônia, com a fala do pró-reitor José Marques Pessoa que se mostrou empolgado com a concretização de um antigo sonho: a construção da unidade da UFMT em Barra do Garças. Mesmo com a localização privilegiada e propulsora de desenvolvimento na região, o sentimento coletivo era de esquecimento, devido a estagnação. Durante muitos anos a UFMT - Campus Universitário do Araguaia oferecia apenas cinco cursos de graduação. O cenário mudou: pois somente nos últimos quatro anos foram criados onze novos cursos de graduação e dois programas de mestrado, além da ampliação do quadro de professores doutores, observou o pró-reitor.

O governo do estado de Mato Grosso esteve representado na solenidade pelo do vice-governador , Francisco Daltro. Ele propôs a ampliação de parcerias do estado com a UFMT, como forma de crescimento sustentável da região, alegando que quanto mais forte a instituição for, mais forte será o estado.

“Um grande país se faz por meio da educação”, evidenciou a reitora, Maria Lúcia Cavalli Neder referindo-se à política federal de ensino superior. Ressaltou que políticas de ensino não podem se basear somente em oferecer vagas, mas também na qualidade que possibilite aos acadêmicos a realização do curso com sucesso. Sendo assim, a reitora apoiou a manifestação dos estudantes em prol do restaurante universitário, e garante que o projeto já está elaborado e que os recursos devem ser liberados ainda este ano, para que em 2012 esteja em funcionamento.

Nesta solenidade foi o momento da Universidade homenagear e reconhecer o trabalho dos pioneiros do Campus. Foram entregues certificados de agradecimento a todos os professores e técnicos administrativos que começaram a trabalhar na Universidade nos três primeiros anos do Campus (1981, 1982, 1983). Autoridades públicas que auxiliaram na concretização deste sonho também receberam o reconhecimento da Universidade.

Ainda durante a manhã, aconteceu uma reunião especial do conselho diretor da UFMT. A pauta apresentada foi o processo de reestruturação administrativa e pedagógica do Campus Universitário do Araguaia. A reitora aproveitou a reunião para a indicação dos nomes do pró-reitor José Marques Pessoa e do pró-reitor da Unidade de Sinop, Marco Antônio Araújo Pinto, para que façam parte do conselho diretor da Universidade.

Texto: Nahida Almeida Ghattas e Sckarleth Martins