Terminam apresentações sobre jornalismo digital no I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR)



O Jornalismo digital foi o assunto da tarde de hoje do I Colóquio Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2011), que acontece na Universidade de Brasília - UnB até quinta-feira.

Das fontes aos conteúdos: a construção das notícias on-line

Amandine Degan, da Universidade Católica de Louvain na Bélgica, apresentou sua pesquisa sobre a construção de notícias na rede, que baseou-se numa centena de entrevistas realizadas durante 60 dias em 11 redações daquele País. Seu trabalho conclui que os jornalistas web se distanciam das suas próprias práticas, quando as consideram pouco valoráveis.

Mudanças no fazer jornalístico online? Aspectos das reportagens do portal de notícias G1

Liana Vidigal, da Universidade Federal do Tocantins apresentou os quatro estágios que contribuíram para o desenvolvimento do jornalismo online. Numa primeira geração, chamada de reprodução, o conteúdos das publicações impressas era transposto para o meio online sem alterações. A segunda geração refere-se à introdução do hjipertexto, a utilização e-mail e a incorporação de elementos audiovisuais, como arquivos der áudio e vídeo. A terceira geração pode ser entendida como a da incrementação dos conteúdos multimídia e o desenvolvimento de conteúdo exclusivo para a web. A última geração do jornalismo online está ligada à fase de colaboração, na qual um cidadão pode participar do processo de produção e disseminação de notícias.

Em sua análise do Portal G1, Liana destaca que as técnicas utilizadas revelam retrocesso à segunda fase do jornalismo online.

A convergência digital na produção da notícia: dois modelos de integração entre meio impresso e digital

Kenia Beatgriz Ferreira Maia e Luciane Fassarella Agnes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, abordaram mudanças que ocorrem no jornalismo na sociedade contemporânea, em decorrência da própria conjuntura sociocultural intensificdada pelas tecnologias da comunicação e da informação.

Quando o jornalismo se apropria da web: rumo à integraçãlo do datajournalism

Olivier Trédan, da Universidade de Rennes 1, França, apresenta exemplo de uma prática emeergentge no espaço jornalístico: o datajournalism, fundamentado na coleta, tratamento estgatístico e visualização de dados na internet.

Infografia interativa na América Latina

Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes e William Robson Cordeira da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, abordaram a utilização do recurso da infografia no meio jornalístico impresso e on line Segundo eles, os infográficos baseiam-se na representação da notícia a partir de unidades icônicas, ou seja, referentes a imagens, constituindo-se do hibridismo de outros ingredientes da prática do jornalismo, tais como a fotografia, o desenho e o texto.

A programação de amanhã inclui os seguintes temas: Jornalismo alternativo, Novas relações com a audiência, Transformações no telejornalismo e Jornalismo e discurso.


Perfil no FaceBook: Mejor
twitter.com/mejor2011