Curso para professores universitários tem 94% de aprovação




Por Juliano Mendonça Domingues da Silva

Dizem que não há distância para quem quer aprender. A última edição do Curso de Preparação e Reciclagem de Professores Universitários, promovido pela Intercom, em parceria com a Cásper Líbero, em São Paulo (SP), foi uma prova disso. De Macapá (AP) a Passo Fundo (RS); de Barra do Garças (MT) a Recife (PE), todas as regiões do País estiveram representadas por professores, pesquisadores e profissionais da comunicação. Entre 10 e 21 de janeiro de 2011, os 16 inscritos trocaram experiências sobre as abordagens em educação no Brasil, exercitaram métodos e técnicas de ensino-aprendizagem e discutiram sobre filosofia do ensino e da educação.

A professora Liana Gottlieb, responsável pelo curso, equilibrou o programa entre leituras filosófico-teóricas sobre educação e prática de ensino-aprendizagem. Ao fim das duas semanas de encontros diários, 94% dos alunos avaliaram o curso como Excelente (56%) ou Bom (36%). A todo o momento, a turma foi instigada a elaborar atividades capazes de ilustrar as diferentes abordagens adotadas por professores em sala de aula. Assim, foi possível analisar criticamente métodos próprios dos enfoques tradicionalista, comportamentalista, humanista, cognitivo, sócio-cultural e libertário. “Dessa maneira, é possível identificarmos qual abordagem temos adotado enquanto professores e, se for o caso, qual pretendemos adotar”, destacou a professora Gottlieb.


Convidados

O Curso de Preparação e Reciclagem de Professores Universitários contou, ainda, com a participação de convidados. A atriz Bruna Gasgon repassou dicas sobre como falar em público, a partir de técnicas adaptadas do teatro para a sala de aula, desde a preparação vocal à comunicação não verbal. Já a filósofa clínica Monica Aiub abordou a adoção de estratégias próprias da filosofia clínica no ambiente de ensino-aprendizagem, de modo a criar condições propícias à interação entre professor e aluno e, assim, um obter um melhor aproveitamento da turma.

O cartunista Spacca também figurou entre os convidados. Autor das graphic-novels Santô e os pais da aviação e D. João Carioca — A corte portuguesa chega ao Brasil (em parceria com Lília M. Schwarcz), entre outras obras, ele conversou sobre processo criativo e o uso dos quadrinhos como material didático. Os alunos do curso também receberam a visita do professor José Marques de Melo, Presidente de Honra da Intercom.

Íntegra.

Obs. do blogueiro: É nois na fita!