Vozes do Cerrado se apresenta na I Semana de Comunicação

Na noite de ontem, 16, o Grupo Vozes do Cerrado - declamadores de poesia - se apresentou na cerimônia de abertura da I Semana de Comunicação. Os declamadores surpreenderam o público ao apagar as luzes do evento e  para realizar uma apresentação apenas com lanternas. O clima envolvia teatro,  poesia e música, contando a melancolia e os sentimentos que envolvem o ser humano.

Ao fim da apresentação, Halwildson, aluno bolsista do grupo, disse que o Vozes do Cerrado expandiu seus horizontes e pretende surpreender ainda mais em suas apresentações. “A poesia é algo gigante e vai além do papel. Nós pegamos tudo que o vozes já tinha e acrescentamos mais, porque acrescentando algo a mais a poesia se torna tocante para o público”.

O grupo Vozes do Cerrado é um projeto de extensão e foi criado em 2001, se propondo ao estudo da produção literária, autores e contextualização sócio-histórica dos séculos XVI ao XIX. O projeto busca ainda, a criação de uma tradição no estudo da poesia, dando oportunidade para quem quiser aprender ou expor sua arte. Atualmente o grupo possui 20 membros fixos, entre veteranos e calouros, distribuídos entre os cursos de Letras, Enfermagem e Jornalismo.

A estudante de Letras, Fernanda Matos está a dois meses no Grupo de Declamadores e ressalta que o trabalho do Vozes do Cerrado lhe chamou atenção porque é algo bonito de se ver. “Porque a cultura em si me interessa, faço parte do Grupo Fazendo Arte e do Abracadabra, ambos da UFMT. Tudo que envolve a cultura esta diretamente ligado a mim.”

O projeto é aberto à participação de todos os acadêmicos do Campus Universitário do Araguaia (CUA), professores e pessoas da comunidade, ou seja, a todos que se interessam em estudar e praticar a declamação de textos literários.

por Maxmyllyanne Morais e Atila Cezar
Ouça a entrevista: