Terminologia Comunicacional: Uma análise de termos das especialidades de jornalismo e publicidade

Ontem, dia 17 de novembro, segundo dia da Semana de Comunicação, uma das oficinas foi ministrada pelo Professor Marcelo Marques Araújo. O tema foi "terminologia comunicacional" que traz uma grande noção sobre os termos usados na mídia. Termos antigos usados por profissionais até hoje e temas mais recentes construídos e classificados como neologismos ou de palavras que já existam e que ganham um novo significado.

O Dicionário de Comunicação mais recente é datado de 2005, e com ele, o professor Marcelo destacou alguns termos mais usados pelo jornalismo e publicidade, como, por exemplo, "barriga" que é uma notícia com informações falsas ou inverídicas; Foca que se aplica ao jornalista iniciante; "chapéu" que significa uma frase que vai acima do título em algumas reportagens; e vários outros termos: "Sutiã", "Olho", calhal etc.

A Terminologia Comunicacional foi criada por Eugen Wüster e ajuda o profissional de comunicação a poupar tempo e formalidade quando for preciso. Porém, é preciso tomar cuidado por que a terminologia restringe à ambiguidade, variação conceitual e metáforas grande parte das vezes.

A oficina rendeu aos estudantes presentes vários termos diferentes e que tem importante papel na construção de uma propaganda ou na criação de matérias jornalísticas. Infelizmente o professor não pôde repassar tudo que havia planejado, mas declarou que enviaria por e-mail os documentos para os inscritos na oficina, caso queiram continuar os estudos sobre Terminologia Comunicacional.