Semana da Comunicação:nota de esclarecimento


Prezados participantes e colaboradores da Semana de Comunicação do Araguaia - SACA,

Com satisfação, compartilho a importante vitória de realizar o primeiro evento científico de Comunicação da UFMT de Barra do Garças, em parceria com as Faculdades Cathedral e Anhanguera.

Agradeço todo o espírito colaborativo do palestrantes da UFG, UFMT e Secretário de Comunicação do Estado, dos ministrantes de oficinas dos cursos de Marketing (Cathedral e Anhanguera), Jornalismo e Letras (UFMT) e do Ceprotec.

Somente por essa ampla colaboração foi possível promover o que antes era apenas um projeto do Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo do Campus Universitário do Araguaia (CAJA) e que se tornou um projeto de todos nós, interessados no desenvolvimento da área de Comunicação.

Creio que as falhas foram compreendidas, pois um evento gratuito como este depende basicamente de colaboradores.

Considerando esse contexto, como organizador do evento, meu objetivo é esclarecer sobre a informação circulada na edição IV do FOCANEWS desta sexta-feira (dia 19). Na matéria "Grupo de Hip Hop não faz apresentação", a estudante Lorrana Carvalho não procurou a mim ou alguém da Comissão Organizadora para publicar sua matéria. Segundo esta, o grupo não participou por falta de organização e também o palestrante se estendeu além do previsto.

Como não tive possibilidade de me manifestar, apresento através desta nota as seguintes informações:

1. Grupo de Hip Hop e Organização decidiram que seria melhor se a apresentação fosse antes da palestra, pois o público tende a deixar o local assim que termina o debate. Colaborando com tal proposta, entre as Oficinas, que terminavam às 19h30 e a palestra, seria oportuno uma atividade cultural enquanto as pessoas adentravam o salão (praticamente só depois das 20h) e as palestras foram transferidas para 20h30h, com término previsto para 22h30. Portanto, o palestrante não se prolongou além do previsto, já que o debate terminou às 22h. Ao ser perguntado pelo Grupo de Hip Hop, salientei que o discurso do Prof. Dr. Diélcio seria de cerca de uma hora (até 21h30), na sequência haveria um ciclo de perguntas e, somente no final, eles teriam como se apresentar.

2. Resta saber por que o Grupo não se apresentou antes. Esclarecemos: embora toda a administração da UFMT estivesse ciente de que o evento era no Campus II, em Barra do Garças, já que houve solicitação de reserva do local e equipamentos, mesmo assim, o motorista da UFMT (que gentilmente se propôs a colaborar também) encaminhou o Grupo para o outro Campus, em Pontal do Araguaia. O atraso no trânsito fez com que eles chegassem no local já depois do início do discurso do palestrante da noite.

De qualquer forma, ficamos agradecidos pela compreensão do Grupo de Hip Hop e sabemos que a noite foi de extrema importância devido à excelente palestra do Prof. Dielcio, que gerou intensa participação nas indagações para aprofundamento do tema.

Enfim, amplio a gratidão a todos que, compreensivamente, viram que o momento foi para lhes oferecer uma oportunidade ímpar, com partipantes e colaboradores que só enriqueceram o evento, o que e fez com que este se torne um registro duradouro e profícuo no ambiente científico.

Atenciosamente,

Prof. Me. Leandro Eduardo Wick Gomes
Organizador do evento

Obs: Brevemente apresentaremos em um cadastro atualizado as principais avaliações do evento, como também informações sobre a certificação.