Participação do Secretário de Comunicação é destaque na Semana de Comunicação



por Nathan Sampaio e Maxmyllyanne Morais

À noite, a palestra “Imprensa em Mato Grosso: história e perspectiva” contou com a experiência e o bom humor do Secretário de Comunicação do Estado de Mato Grosso, Onofre Ribeiro, que iniciou sua fala contando aos presentes como sua formação em Jornalismo, pela Universidade de Brasília - UnB ampliou sua visão humanista de ver o mundo. Onofre destacou como e quando conheceu a região do Araguaia: “Foi nos anos 60, quando a região não apresentava desenvolvimento algum. Barra do Garças era um areial, um atraso”, disse. Naquela época os jornais e rádios em Cuiabá eram apenas três, e segundo Onofre, eram ruins e não informavam de modo algum. Ele ressaltou também a grande ocupação rural e os altos índices de analfabetismo como características da região que só se alteraram a partir do Governo JK, que incentivou a ocupação econômica do Centro-Oeste.

O Secretário comentou como estava satisfeito por estar na profissão. Ele enfatizou a importância que os jornalistas têm na História e na Literatura, agindo de forma significativa nessas duas áreas. Onofre declarou ainda, que os jornalistas (ou os comunicadores, em geral) estão numa das melhores posições do mundo: não há riscos de a informação acabar, ela apenas mudará com a evolução das mídias e acompanhar essas mudanças que são fundamentais.”O futuro de todas as mídias será a internet”, destacou.

Em termos de mídia atual, o secretário falou sobre o universo midiático social e a aldeia global que nos envolve atualmente. Nesse contexto o Scretário inclui as redes sociais como o microblog Twitter, a Webtv, Blog, YouTube, MSN e muitos outros. Ele observou que os avanço nessa área abrirar os horizontes da rede mundial, a comunicação ficou rápida, mudando a linguagem. Com isso, é dever dos novos jornalistas acompanhar essa explosão de mudanças cada vez mais rápidas. ”O jornalista deve encontrar a linguagem que a sociedade deseja, falar como o povo quer ouvir.”, apontou o secretário.

Para os novos profissionais de Comunicação e os estudantes de hoje, Onofre aconselhou ler e anotar tudo no dia-a-dia e acompanhar com grande assiduidade a evolução das mídias. “As técnicas evoluem e passam, mas um homem bem formado, não passa”, declarou.

Uma nova linguagem ainda está em construção, e independente do tipo de mídia, a internet e os veículos de comunicação móveis – como celulares e Ipads - tem que ser visados e acompanhados diariamente. Onofre concluiu sua palestra dizendo que a mídia atual está deixando todos mais independentes.

Após a palestra, um show de chorinho encerrou as atividades segunda noite da Semana de Comunicação.


Oficinas movimentam o Campus Araguaia

A Oficina de Produção Audiovisual, ministrada pelo professor mestrando Maurício Falchetti, iniciou, às 13h30, as atividades desta quarta-feira da Semana da Comunicação do Campus Araguaia da UFMT. Às 17h30 foi a vez das oficinas de Comunicação Administrativa e Escrita, conduzida pelo professor Prof. Mestre Alfredo José Lopes Costa (UFMT), e de Terminologia Comunicacional: uma análise de termos das especialidades de Jornalismo e Publicidade, pelo prof. Mestre Marcelo Marques Araújo (UFMT). A procura dos acadêmicos da UFMT, Anhanguera e Cathedral foi grande: as inscrições esgotaram as vagas oferecidas pelos mini-cursos