Diélcio Moreira destaca o caminhar e o olhar nas mídias

Olhos de Voyeur e dedos de Flaneur foi o tema da palestra do professor e jornalista Benedito Diélcio Moreira, na terceira noite da Semana da Comunicação, ontem, dia 18. Ele iniciou destacando as pesquisas que vem desenvolvendo com jovens, desde 1998, que estudam os comportamentos e sentidos produzidos por este grupo.

Diélcio procurou mostrar o sentido das metáforas de voyeur e flaneur. Voyeur como o ato de olhar. “Quando olhamos é como se estivéssemos tocando com as pontas dos dedos o objeto olhado”, destacou. O olhar é tátil, traz para o cotidiano o afeto e o conhecimento, é sedutor e seduzido. Contém a experiência erótica exigindo a proximidade física ou virtual.

Já em Flaneur que é derivado do verbo passear/caminhar, é ressignificado por Baudelaire, como um caminhar diferente dos outros, um modo de ser. O olhar de flaneur é um olhar que se embriaga pelo que vê. Que se apropria do cotidiano e que captura o que lhe interessa.

Para encerrar sua fala, Diélcio fez uma aproximação destes termos da mídia. As mídias fazem parte do nosso cotidiano, integrando três elementos: ver, ouvir e sentir.

O flaneur no midiático seria os dedos que caminham pelo teclado, migrando pelos diferentes espaços, pelas diferentes mídias, com diferentes modos de olhar. Este caminhar e olhar, para Diélcio, é libertador e permite a interação e o diálogo entre os usuários e os produtores das mídias. Destacou assim, que não há passividade na audiência, como também no jovem que percorre os diferentes caminhos que oferecidos pelas mídias. “Há reconstrução de realidades a partir da realidade de cada um. Há diálogo”, concluiu.

Diélcio é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, onde coordena o Grupo de Pesquisa e de Extensão "Núcleo de Estudos Comunicação, Infância e Juventude (NECOIJ)". É coordenador operacional do Doutorado Interinstitucional em Comunicação Social UFMG/UFMT, secretário de Comunicação e Multimeios da Universidade Federal de Mato Grosso e editor da revista UFMT Ciência.

por Terra Thaís


Veja mais fotos do evento: semana da comunicação.