Mídias sociais e imprensa em debate na primeira noite da Semana da Comunicação na UFMT – Barra do Garças


por Karita Carvalho e Pamella Santos

Na noite de ontem, dia 16, no Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, em Barra do Garças, começaram as atividades da “Semana de Comunicação”. Estavam presentes na abertura oficial o pró-reitor do campus, José Marques Pessoa, o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Sandro Cristiano de Melo, o coordenador do curso de jornalismo professor Adenil Costa Claro, representantes das universidades parceiras e da coordenação do evento. Pessoa e Adenil Claro destacaram em seus pronunciamento os esforços realizados para a criação e fortalecimento do curso de jornalismo em Barra do Garças. Após o cerimonial, o evento contou com apresentação do grupo “Vozes do Cerrado”, que promoveu uma reflexão sobre a consciência.

As atividades de trabalho iniciaram com a realização de mesa redonda sobre o tema “Redes Sociais e imprensa”, tendo como debatedores as professoras Patrícia Kolling (UFMT) e Lucidalva Elias Costa (Anhanguera/Uniderp) e o professor Marcelo Nunes Oliveira (Faculdades Cathedral), com a mediação do professor Deyvisson Pereira Costa (UFMT). O debate abordou a importância das redes sociais - como Orkut, Facebook, Twitter, Blog e MSN -, para o público em geral, e da internet, para a imprensa. O moderador, professor Deyvisson Costa, UFMT, provocou os debatedores: "parodiando Chico Buarque, a internet não tem Governo, nem nunca terá?” indagou.

Os debatedores destacaram as responsabilidades e compromissos que os profissionais da comunicação têm quando se utilizam das mídias sociais. Em clima de descontração o professor Marcelo Nunes ressaltou: “caiu na rede já era”. A grande capacidade de difusão e o imediatismo das postagens das informações exige um trabalho rigoroso de apuração e monitoramento. A professora Patrícia Kolling evidenciou como estas mídias contribuem para o exercício do jornalismo, oferecendo pautas, fontes e aproximando o jornalista de seus públicos, fazendo do jornalismo um exercício participativo e colaborativo. Já a Lucidalva comentou que, no ensino à distância o autodidatismo pode levar ao individualismo, mas as tecnologias de ensino hj oferecem recursos para compartilhar informações e conhecimento, como fóruns e chats dos cursos a distância.

Professores, e estudantes das instituições Anhanguera, Cathedral e UFMT, além de representantes dos meios de comunicação e dacomunidade em geral participaram da primeira noite da Semana da Comunicação, que se estende até sexta-feira, dia 19, na UFMT – Campus II. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo do Araguaia (CAJA) e professores da UFMT – Campus Universitário do Araguaia, com apoio das Faculdades Cathedral e Anhanguera/Uniderp.

Leia também: