Com o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entregou na tarde de ontem (30/07), reivindicação de construção de pista oficial de atletismo no Campus de Cuiabá, à Agecopa-MT. Solicitação foi feita aos diretores da Agecopa-MT, Agripino Bonilha Filho, de Articulação Interinstitucional, e Carlos Brito, de Infraestrutra, pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Francisco Souto, e pelo pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho, em reunião com o presidente da CBAt, Roberto Gesta Melo e com representantes de entidades esportivas de diversas modalidades e de professores Faculdade de Educação Física (FEF) .
´´Um empreendimento dessa natureza trará grandes benefícios para Mato Grosso, que já tem atletas exponenciais e poderá trazer campeonatos nacionais e internacionais e incentivar o esporte entre os jovens``, disse Melo. Ele se referia, entre outros, aos campeões Joseilton Costa Cunha, 17 anos, de Barra do Garças, e Igor Gonçalves Queiroz, 14 anos, de Várzea Grande, presentes na reunião. Joseilton foi quinto lugar nos mil metros rasos das Olimpíadas de Singapura, em agosto, campeão brasileiro Interclubes, em junho, e campeão brasileiro Menor, agora em setembro. Igor, estudante do 8º ano da Escola José Leite de Moraes, foi primeiro lugar nos Jogos Escolares realizados de 07 a 14 deste mês em Fortaleza, na modalidade lançamento de disco. Ele vai representar o Brasil no Sul-Americano, em Lima, no Peru, entre 26 de novembro e 05 de dezembro.
De acordo com o coordenador de Esportes e Lazer da UFMT, Hildebrando Daltro, Mato Grosso é um dos poucos estados que não possui uma pista oficial de atletismo e a sua instalação, na UFMT, ´´virá ao encontro da proposta de termos aqui um centro de excelência que servirá à academia, para a preparação de atletas de todas as modalidades e para a comunidade``.
Universidade Olímpica - Agripino Bonilha Filho disse que entre os 28 projetos que estão em pauta na Agecopa, está o desenvolvimento do esporte. Considerou que a proposta da UFMT se enquadra nesse âmbito e que no contexto da realização da Copa 2014 e das Olimpíadas, que vêm dois anos depois. Adiantou que está trabalhando em discussão com 55 entidades e com os municípios, no planejamento macro, e que, além do compromisso com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), pretende-se transformar a UFMT em ´´universidade olímpica``. Os recursos orçamentários da Agecopa para cumprir suas metas em quatro anos são de R$ 1 bilhão.
Íntegra: Portal da UFMT.