Reitora da UFMT considera positiva reunião com Lula


“Excelente, porque é o primeiro presidente da República que anualmente recebe os reitores das universidades federais para ouvi-los”. Assim a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, definiu a reunião dos reitores das instituições federais de ensino superior com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 19, em Brasília. “Foi uma reunião trabalhada em dois eixos: autonomia e hospitais universitários”, explicou Maria Lúcia.

Durante reunião com os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andifes), o presidente Lula assinou decretos que conferem maior autonomia às universidades federais. Um dos decretos trata da autonomia orçamentária e administrativa das universidades federais. A medida possibilita que os recursos não empregados pelas universidades até o final do exercício de cada ano possam ser reutilizados no exercício seguinte e mudanças na rubrica. O objetivo é conferir maior eficiência e agilidade à gestão financeira das instituições.

Também foi assinado pelo presidente Lula o decreto que trata da contratação de servidores pelas universidades federais. As universidades poderão realizar, nos limites fixados pelo decreto, concursos públicos para substituição automática de técnicos administrativos, sem depender de autorização específica dos ministérios da Educação e Planejamento, Orçamento e Gestão. A medida vale para os casos em que houver vacância de cargos a partir de exonerações, aposentadorias e falecimentos, por exemplo.

Durante a reunião, o presidente Lula também assinou medida que disciplina a relação das universidades federais com as fundações de apoio.

Com relação aos hospitais universitários, segundo a reitora Maria Lúcia, o presidente Lula se comprometeu a formar uma força tarefa para sanar os problemas, sobretudo a falta de recursos.

Via: Portal da UFMT