Barra do Garças: enfim moro em uma cidade com praia


Foto: Fabiane Borges Santos

Por Patrícia Kolling - Jornalista, mestre em Comunicação, professora de Jornalismo da UFMT (e-mail: patikolling@gmail.com)

Como prometi no meu primeiro texto, estou voltando a este espaço para falar um pouco das minhas impressões desta cidade de Barra do Garças, que agora também é minha. Neste texto o foco são as belezas naturais, que não são só belas, mas exuberantes.

Para iniciar gostaria de destacar que sempre sonhei em morar em uma cidade que tivesse praias. Como moradora de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, o meu sonho de destino era Florianópolis, capital de Santa Catarina, a ilha da magia. Muitos foram os meus esforços para morar lá, porém os percalços da vida me levaram para outros destinos, e até aqui me trouxeram.

Antes da mudança para cá, sempre que comentava com alguém que viria morar em Barra do Garças, ouvia bons comentários: lá é lindo, tem praias maravilhosas, a cidade é super agitada. Mas, eu, sinceramente, vim para cá, sem muitas expectativas, pois alimentava um certo preconceito a beleza das praias de rio. Isso até colocar os pés nas praias que beiram o Araguaia e o Garças. A areia é branquinha e solta, a água é cristalina, a natureza é de encher os olhos, o sol é maravilhoso e a infraestrutura e a agitação deixam com inveja qualquer praia de mar. Amei as praias. Resultado, no primeiro domingo de praia, deixei com inveja, muitos amigos – inclusive alguns do sul, que congelavam com o frio de zero graus – , através de mensagens e e-mails, do lugar lindo em que eu estava. Muitos estão vindo me visitar.

Morar ao lado – e meu apartamento é quase na beira do rio – deste paraíso que são os rios Garças e Araguaia é um privilégio. Poder sentar a beira do rio e degustar um bom peixe e uma cervejinha é um luxo que poucos podem usufruir. Por isso, temos é que agradecer a Deus por estas bênçãos.

Mas, quem pensa que foi somente da praia que eu gostei, está enganado. Nossos rios garantem também muitas outras belezas naturais. Os pássaros, os animais, a água cristalina, as cachoeiras, a Serra Azul, a vista que se tem do alto do morro aos pés do Cristo, são de encher os olhos de brilho e alma de emoção, fazendo com que a cada final de semana possamos renovar energias em algum recanto.

Bem, caros leitores, por enquanto foram estes os espaços naturais que tive o prazer de conhecer. Sei que em breve estarei desbravando outras cachoeiras, serras, cavernas, águas quentes. Pois, curto muito a natureza, o ar puro, a adrenalina e aventura. Sintam-se a vontade para me convidar para qualquer passeio e ou atividade desta natureza. Pois, precisamos valorizar e aproveitar estas obras que Deus nos deu.

Também sou amiga de uma boa música, de atividades culturais, de uma conversa de mesa de bar, de uma culinária saborosa. Falando em culinária ainda não consegui descobrir os pratos típicos desta terra. Onde podemos apreciá-los? E os artesanatos locais, onde estão?

Esses questionamentos não são só por curiosidade. É que fiz tanto comercial desta cidade, que já recebi amigos de Cuiabá e nos próximos dias estará chegando uma caravana do sul. Preciso ser uma boa guia turística e levá-los conhecer os melhores espaços de Barra. Me ajudem. Aguardo sugestões.

Aos meus futuros alunos, bom restinho de férias, e até o dia 02 de agosto, cheios de animação e energia para mais um semestre.