Aluno de Jornalismo da UFMT recebe prêmio póstumo

Entrega de certificados de conclusão de curso aos alunos do Instituto Maria Stella, objeto da reportagem premiada. Foto: Lino Fernandes Júnior.

Como o autor morreu em acidente de carro no início de maio deste ano, sua mãe, Dinerci Vieira, é quem receberá o prêmio de R$ 5 mil, em Brasília, em data a ser marcada.

Dyolen Vieira tinha 23 anos, era aluno de Jornalismo do campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso. Era também bacharel em Letras e mestrando em Estudos de Linguagens, na UFMT.

O prêmio foi criado pela Escola Superior do Ministério Público da União, em 2008, com o objetivo de reconhecer as melhores reportagens sobre a atuação do Ministério Público da União produzidas por estudantes de jornalismo e veiculadas em jornais-laboratório de universidades públicas e privadas.

Na reportagem, o acadêmico mostra a atuação preventiva promovida pelo MPT em Mato Grosso, quando da destinação de recursos de ações trabalhistas para projetos sociais voltados para geração de emprego e renda, qualificação de mão-de-obra e, principalmente, voltados para o respeito à dignidade humana.