Equipe de TV que bloqueou entrada da casa de Dunga terá de dar explicações

Charge: charge.com.br

O apelo nacional pela convocação do atacante Neymar, do Santos, para a Copa do Mundo virou caso de polícia em Porto Alegre. Na noite deste sábado, uma equipe de TV responsável por um programa de humor bloqueou a entrada da casa do técnico da seleção brasileira, Dunga, no bairro Ipanema, Zona Sul da capital gaúcha. Por volta de 20h30, o treinador chegava em casa, mas não conseguiu entrar. Incomodado com a situação, o técnico foi, na companhia de um amigo, à 6ª Delegacia de Polícia, no bairro Tristeza, para registrar ocorrência.

O diretor da Divisão Judiciária e de Operações da Polícia Civil, delegado Alexandre Vieira, que esteve no local, disse que os integrantes da equipe de TV serão "chamados para prestar esclarecimentos, já que existe uma ocorrência policial. O repórter, o produtor, todos estão identificados". Segundo ele, "a liberdade de imprensa existe, mas houve exagero." Leia a íntegra. Via Comunikon.

Obs. do FocaAia: Embora todos os brasileiros apreciadores do bom futebol estejam torcendo pela convocação do Neymar (e já se cansaram, como nós, de dar "Adeus" ao Dunga), é óbvio que houve exagero. Mas o que o policial não entendeu é que a equipe do programa do Casseta & Planeta não estava a serviço da Imprensa. Apesar de muitas vezes utilizar a linguagem jornalística, o quer o humor escrachado que o programa de TV faz é entretenimento e não Jornalismo.

É o mesmo caso do programa CQC da TV Bandeirantes, que chega a levantar questões que a pauta jornalística deveria cobrir (como no quadro "Proteste Já", em que "pegaram no pé" do prefeito de Barueri), mas o modo como o assunto é tratado não segue o rigor das técnicas e da ética jornalística. Taí uma polêmica boa para debate em sala de aula.