Ainda o agenda setting da Globo


Continua repercutindo a omissão do Jornal Nacional ao não incluir na pauta do telejornal a escolha do presidente brasileiro como "Homem do ano" pelo jornal francês Le Monde.

Em artigo publicado no Observatório da Imprensa, professor e jornalista Venício A. de Lima indaga: "Qual seria a justificativa editorial do JN para, ao contrário dos outros telejornais brasileiros, sonegar de seus muitos milhões de telespectadores essa informação?" Ele acrescenta que "seria pedagógico conhecer essas razões, já que o JN considera – e anuncia, inclusive, nas universidades brasileiras – que pratica o paradigma do 'bom jornalismo', a ser seguido por todos nós."

Lima adverte que o Jornal Nacional da Rede Globo , o telejornal de maior audiência do país, editado e apresentado pelo jornalista - William Bonner - que, segundo pesquisa da Datafolha , é a personalidade que recebe da nossa população a segunda maior nota na escala de "confiabilidade" entre todos os brasileiros. Bonner recentemente lançou livro sobre o JN.