Educação é segunda maior preocupação dos brasileiros


Ao contrário das pesquisas CNI/Ibope anteriores, a educação se tornou a segunda maior preocupação dos brasileiros para o próximo ano e deve entrar na agenda dos candidatos à presidência em 2010. A melhoria da qualidade do ensino no Brasil perdeu em importância apenas para a segurança pública, ficando à frente do combate à corrupção, redução de impostos, meio ambiente e outros sete temas prioritários.

Gilberto Dimenstein alertou para uma mudança de mentalidade do brasileiro na Folha On-line. "Isso se deve à percepção popular de que a abertura do mercado de trabalho está condicionada à escolaridade. A tradução é a seguinte: os candidatos terão de falar mais em como formar as pessoas do que gerar empregos. Até porque, como se sabe, quanto mais e melhor escola, menos violência".

Em geral, a mídia privilegiou a crescente aprovação do governo Lula ao divulgar a pesquisa na última segunda-feira. Porém, a pesquisa completa oferece outras informações não abordadas nos telejornais, como a percepção sobre o noticiário envolvendo o governo federal. Prevaleceram as opiniões de que as notícias são mais favoráveis do que desfavoráveis. Íntegra da investigação.