Sobre nós

 

A Agência de Jornalismo Focaia é um projeto de Extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), que foi implantado em agosto de 2009, com objetivo de permitir a formação acadêmica dos estudantes da graduação, reunindo experiências teóricas com atividades práticas na formação universitária no campo jornalístico. O diálogo com as comunidades regionais é o objetivo da produção noticiosa, visando a pluralidade de vozes e acesso à informação numa abordagem acadêmica e social.

 

As atividades de produção de notícias cotidianamente são desenvolvidas por estudantes de todos os semestres letivos do curso, sob coordenação do professor Antonio Sebastião da Silva. Desde sua origem, o objetivo do projeto é manter uma rotina produtiva que acompanha o ritmo dos fatos, os quais dizem respeito ao espaço da educação, política educacional, cultura, movimentos estudantis e social.

 

A participação da comunidade regional se relaciona às atividades de coberturas noticiosas, como fonte de informação, de modo a permitir diálogo com a sociedade local e regional, que, de forma direta ou indireta, têm vínculo com a educação e ensino superior, com atenção sobre os acontecimentos na UFMT e Campus Araguaia. A democracia na informação, com multiplicidades de vozes se faz uma busca constante do projeto universitário de extensão.

Focas do Araguaia


Na idealização do projeto, o nome surgiu por meio da junção das palavras: Foca+Araguaia. Pois, "Focas" nas redações dos jornais tradicionais se referem ao estudante de curso de jornalismo ou jornalista em início de carreira. "Araguaia" em razão do Campus Universitário do Araguaia, localizado na cidade de Barra do Garças (MT), Centro-oeste brasileiro, na região conhecida como Vale do Araguaia.

 

O Campus Universitário do Araguaia da UFMT recebe estudantes da maioria dos estados brasileiros, cuja região que está sediado tem significativo privilégio de estar à margem do Rio Araguaia, considerando importante símbolo nacional, com natureza exuberante e distante 510 quilômetros da capital do estado e 382 de Goiânia, capital de Goiás.

 

Embora a sede da UFMT/CUA seja a cidade de Barra do Garças, fazem parte praticamente da mesma área urbana as cidades de Pontal do Araguaia, onde está localiza a primeira unidade da universidade mato-grossense na região, e Aragarças (GO), às margens do Araguaia, já do lado do estado de Goiás. As três cidades contiguas reúnem cerca de 90 mil pessoas, além dos muitos e importantes municípios no entorno, pertencentes ao Estado de Mato Grosso e Goiás.

 

Participantes do projeto Jornalístico

 

A Agência de Jornalismo Focaia é coordenada pelo professor Antonio Sebastião da Silva desde 2014. A elaboração do projeto e implementação em 2009 foi do professor Alfredo Costa, no primeiro ano de fundação do curso de Jornalismo da UFMT, Araguaia. Docente que atualmente exerce suas atividades pedagógicas e de pesquisa na Universidade Federal de Goiás (UFG), na capital do estado.

 

Nesse tempo de mais de uma década fizeram parte do projeto dezenas de estudantes, que levam consigo aprimoramento da atividade jornalística profissional e de pesquisa na experimentação como resultado do fazer notícia. 

 

Para este período, a Agência de Jornalismo Focaia tem como membros:

 

 

 

Coordenação 
Prof. Dr. Antonio Sebastião da Silva

 

Edição e orientação

Evellyn Giovanna

 

Repórteres

Claudio Nunes

Eduarda Peres

Evellyn Giovanna

Jhenniffer Muniz 

Pamela Santana

Raissa Ali

Thamires Coelho

Vitor Fernandes

Wanessa Barbosa

 

 

 

 

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Campus Universitário do Araguaia (CUA)

Instituto de Ciências Humanas e sociais (ICHS)

Unidade II - Barra do Garças (MT)