No próximo domingo cerca de 5 milhões de estudantes brasileiros realizarão o primeiro dia de provas do Enem 2025

Avaliação é a principal porta de entrada para o ensino superior e reúne milhões de candidatos em todo o país

   


Educação

Estenio Mota 

 

A hand holding a pen on a paper

AI-generated content may be incorrect.

Para a realização do Enem deste ano estão confirmados 4.811.338 estudantes inscritos para provas, que serão aplicadas em todo país - imagem Jardiel Carvalho – Folhapress.




Estudantes de todos os estados brasileiros realizam neste domingo (09) o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com o objetivo de ingressar no ensino superior oferecido pelas universidades públicas. 


Para este ano, segundo o Ministério da Educação (MEC), são 4.811.338 inscrições confirmadas, das quais 1.811.524 são de alunos concluintes do ensino médio. A aplicação é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Conforme o previsto no Edital nº 52, de 23 de maio de 2025, nesta primeira etapa, os participantes respondem às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e produzem a Redação. O segundo dia de provas, marcado para o próximo domingo (16), será dedicado às áreas de Ciências da Natureza e Matemática, com suas respectivas tecnologias.

 

Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30 e segue até às 19h neste primeiro dia. O resultado oficial está previsto para janeiro de 2026, e poderá ser usado para ingresso em universidades públicas e privadas, por meio do Sisu, Prouni e Fies.

 

Os candidatos devem consultar o local de prova na Página do Participante, onde também está disponível o Cartão de Confirmação. O documento reúne informações essenciais, como a lista de documentos válidos, orientações sobre os critérios de eliminação e o que é permitido ou proibido. No exame não será aceito o uso de óculos escuros, o porte de lápis e o toque do celular durante a prova.

 

O Enem mobiliza milhões de pessoas em busca de novas oportunidades educacionais e profissionais em todo o país.