Habemus papam! Cardeal americano Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja católico

Religião

Raissa Ali

 

 

Cardeal Robert Prevost é escolhido como novo papa e se apresenta pela primeira vez aos fiéis 

católicos como Leão XIV – imagem reprodução.



Robert Prevost é escolhido dentre o colégio cardealício como novo papa da igreja Católica. O sumo pontífice decidiu adotar o nome de Leão XIV.  O novo líder da Igreja Católica nasceu na cidade americana de Chicago, em 14 de setembro de 1955, atualmente com 69 anos é considerado jovem para assumir o cargo religioso.

 

Durante sua vida fez trabalhos missionários importantes no Peru, país latino-americano, onde foi nomeado bispo da diocese de Chiclayo. Cardeal há apenas dois anos, Prevost não estava dentre os nomes mais cotados de assumir a posição.

 

Em sua primeira aparição na praça São Pedro no Vaticano faz referência à sua ordem de origem e deixa pistas de como pretende guiar seu papado.  Como se descreve, "sou filho de Santo Agostinho, agostiniano, que disse: 'Convosco sois cristão, e para vós bispo'".

 

A frase que referencia Santo Agostinho de Hipona pretende dizer que além do cargo de liderança Leão XIV pretende caminhar em igualdade com os membros da igreja. Em um primeiro momento, a sua escolha de retomar o nome Leão chamou atenção dos fiéis nas redes sociais, o último papa a adotar a nomenclatura foi Leão XIII em 1878.

 

Visitas ao Brasil

 



Robert Prevost, celebrando a missa na paróquia Santo Antônio em Campinas interior 

de São Paulo - imagem reprodução.




Durante sua vida o atual papa Leão XIV fez algumas visitas ao Brasil. Em 2013 esteve no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida em Aparecida, interior de São Paulo. Em 2008 foi a vez de Campinas, outra cidade do interior paulista, receber a visita daquele que seria o sucesso de papa Francisco. A cidade de Rolândia no Paraná também recebeu a visita de Leão XIV, na época Robert Prevost, em 2004.