DELA realiza encontro virtual para comemorar o dia Nacional da Libras

 Educação

 

Redação

Thaynara Fernandes

Em 2019, DELA reuniu surdos da cidade barra-garcense, para festejar o setembro azul - 

imagem: arquivo do projeto


Em comemoração ao dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o grupo Divulgação e Ensino da Libras no Araguaia (DELA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza no próximo sábado (24), às 17h, um encontro virtual para discutir a Lei n°10.436, conhecida como Lei de Libras.

Sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei trás o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão no país. O idioma considerado a segunda língua oficial e mais falada do Brasil objetiva promover a inclusão social. A aprovação da Lei há 19 anos, nesta data, representa uma vitória para os surdos brasileiros.

"A lei é uma grande conquista para a comunidade surda, mas ainda temos muita luta para que as pessoas tenham conhecimento sobre ela", diz o surdo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Marcus Calixto.

O projeto, coordenado pela intérprete da UFMT Araguaia Neila Cristina, tem o objetivo de “ensinar a Libras e disseminar conhecimento para a comunidade interna e externa da UFMT, ressaltando e conscientizando a importância da comunicação com a comunidade surda”.

O encontro será realizado no canal do Youtube na página do projeto de extensão DELA, e contará com a presença de intérpretes e surdos que vão relatar suas conquistas, desafios e experiências ao longo da vida.

Aos participantes haverá a emissão de certificados.