Mestrado em Ensino de Física é um dos quatro cursos de pós-graduação que a UFMT/CUA oferta anualmente

Pós-graduação

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira

                              Fotos: Adellane Araújo
Mestrandos fazendo experimentos com tubos de chamas dançantes


Barra do Garças, cidade mato-grossense é conhecida como polo educacional. A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA) que reside no município conta com quatro cursos de pós-graduação. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um deles e, começou a ser ofertado na UFMT/CUA, em setembro de 2013. O curso foi criado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O mestrado em Ensino de Física está vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET). Segundo o coordenador do MNPEF, Adellane Araújo Sousa, o objetivo do mestrado é o desenvolvimento de produtos educacionais no ensino de Física e suas aplicações em sala de aula. Sousa ainda relata que os mestrandos trabalham com quatro linhas de pesquisas. Física no ensino fundamental, Física no ensino médio, Processos de ensino aprendizagem e tecnologias de informação e Comunicação no ensino de Física.

O curso de pós-graduação da UFMT/CUA, no período de cinco anos, 13 mestres obtiveram a titularidade. O coordenador ressalta que às vezes as vagas disponíveis anualmente não são preenchidas. Outra questão, como informa Sousa é o atraso na defesa de dissertações e a falta de bolsas para todos os mestrandos, “alguns alunos moram muito longe e como não existem bolsas para todos, acabam desistindo”, analisa.


De acordo com Sousa, o mestrado conta com 11 projetos em desenvolvimento, que consiste no desenvolvimento com produtos educacionais, experimentos, sequências didáticas, simulações computacionais, entre outros.  Como na foto ao lado o laboratório, com a reprodução da Evolução Estelar. 

 Sobre publicações de professores e estudantes em revistas específicas, o coordenador revela que há alguns trabalhos publicados. “Existe uma publicação especial do mestrado profissional chamada de ‘Revista do Professor de Física’ sediada em um portal da Universidade de Brasília (UnB)”, cita.

O ingresso

O concurso para ingresso no programa é anual e no total, são disponibilizadas dez vagas e o edital abre para novos candidatos sempre no segundo semestre, no site da UFMT. Sousa relata que para concorrer à vaga no mestrado, o candidato tem que comprovar que ministra aulas em Ciências no ensino fundamental ou Física no ensino médio, na rede pública ou particular.

Uma das grandes preocupações daqueles procuram a pós-graduação é a ajuda de agências de fomento à pesquisa. Sobre bolsas de estudos, no valor é de R$ 1.500, como observa o coordenador, apenas seis mestrandos foram contemplados, no curso de Física da UFMT/CUA dividida em duas turmas. Porém, Sousa reforça que ao longo de cinco anos, 19 bolsas foram concedidas aos mestrandos. “A cada ano existe uma demanda de 10 bolsas e nem sempre este número é concedido por restrições orçamentárias da CAPES”, afirma. 

Adellane Sousa analisa que os mestrandos são oriundos dos estados de Goiás e Mato Grosso, “são cidades com distâncias entre 200 a 900 km de Barra do Garças”. 

Sousa finaliza dizendo que o MNPEF tem nota 4, referente a avaliação trienal (2013/2016) do sistema de avaliação de mestrados no país pela CAPES . “A nota do mestrado nacional, em rede, é devido principalmente à relevância para a educação dos alunos no país”, conclui o coordenador.