UFMT Araguaia tem rede de internet ampliada

Tecnologia

Agência Focaia
Redação
Vasco Aguiar

Fotos: Adailson Pereira
Através da parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Secretaria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Mato Grosso (STI/UFMT) ampliou a disponibilidade de internet para a unidade de Barra do Garças do Campus Araguaia em 100 Mb/s (foto ao lado).

No entanto, segundo o Analista de Tecnologia da Informação do Campus Araguaia, José Vitorino Junior (foto abaixo), não foi possível chegar a 100Mb/s, ficou estabelecido em 92Mb/s. “Fizemos testes e verificamos que esse foi o limite alcançado, devido a peculiaridades do sistema. Porém é uma boa velocidade de internet”, afirma.

De acordo com o coordenador de Infraestrutura e Gestão de Segurança da Informação (CIGSI) da STI, Hernane de Paula Ferreira, o upgrade permitirá ampliar a qualidade dos serviços de internet disponibilizados para as unidades acadêmicas e administrativas, além de auxiliar em pesquisas e no uso de recursos como, por exemplo, as videoconferências.

A secretária de Tecnologia da Informação, professora Eunice Nunes, destaca que esta é uma conquista para o Campus. “O upgrade beneficiou toda a comunidade universitária do Campus do Araguaia. Os usuários já devem ter percebido uma melhoria na disponibilidade do sinal e principalmente na velocidade da navegação. Este era um desejo antigo da comunidade universitária e empenhamos esforços para que fosse concretizado”, aponta.

A ampliação de internet da unidade Pontal de Araguaia, no Câmpus do Araguaia, do Câmpus de Sinop e da Fazenda Experimental estão em processo de implantação. “A RNP tem sido parceira da UFMT e segue atendendo as solicitações seguindo um cronograma de licitações e disponibilidade de orçamento”, finaliza a secretária.

Informações ASCOM/UFMT