Na UFMT Araguaia estão abertas inscrições de trabalhos para o IX Encontro Macro-Jê

Pesquisa

Agência Focaia
Redação 
Vasco Aguiar                             
     
                                          Divulgação

A IX edição do Encontro Macro-Jê, promovida pelo Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, recebe inscrição de resumos até o dia 25 de março. O evento, que ocorre entre os dias 20 e 22 de junho, tem por objetivo reunir docentes, pesquisadores e discentes da graduação e pós-graduação, indígenas e não indígenas. 

A proposta do encontro é debater a relação sujeito/línguas/culturas Macro-Jê, a partir de diversas perspectivas teóricas, e também homenagear pesquisadoras pioneiras na área pela contribuição e formação de novos pesquisadores.

Professor do curso de Letras da UFMT/CUA e um dos organizadores, Maxwell Gomes Miranda, explica que Macro-Jê é um rótulo adotado em Linguística para nomear um conjunto de línguas geneticamente relacionadas, ou seja, elas compartilham certas propriedades lexicais e gramaticais.

Ele acredita ser relevante o desenvolvimento de ações na UFMT que visem o estudo científico das línguas e culturas nativas, tendo em vista a grande diversidade de povos originários em Mato Grosso. “Os resultados dessas ações podem ainda fortalecer programas de formação de professores indígenas e não indígenas da educação básica e políticas educacionais de valorização das línguas indígenas”, afirma.                               

Está é a primeira vez que a UFMT recebe o encontro Macro-Jê, que está na sua nona edição. O último encontro ocorreu na Universidade de Brasília (UnB), em 2010. Miranda diz acreditar "que esta edição seja a primeira dedicada ao estudo científico das línguas e culturas indígenas” , finaliza Maxwell..

Inscrições

Cada proponente poderá submeter até dois trabalhos, dos quais seja autor ou coautor.

Os trabalhos podem ser enviados pelo e-mail encontromacroje@gmail.com, devendo conter de 250 a 300 palavras, acompanhados de três palavras-chave, além de objetivos, aporte teórico e metodológico, resultados ou considerações.  

O texto deve ser apresentado em arquivo Word, formato DocX, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. 

(com Assessoria de Comunicação UFMT).